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dc.contributor.authorLourênço, Nádia Rafaela Vicente
dc.date.accessioned2024-07-04T17:15:33Z
dc.date.available2024-07-04T17:15:33Z
dc.date.issued2024-02-08
dc.identifier.citationLOURÊNÇO, Nádia Rafaela Vicente. Ensino de leitura para alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19793.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19793
dc.description.abstractThe ability to read not only promotes the intellectual development of the individual but also plays a fundamental role in social interaction. Therefore, the present study aimed to investigate the effects of teaching relationships between dictated words, written words, and pictures on word reading acquisition through a computerized teaching procedure. Three students participated in the research (Luna, aged 8 years and 7 months, diagnosed with intellectual disability, and Luan and Lara, referred for evaluation, both aged 8 years and 8 months), residing in a city in the interior of São Paulo. A multiple-probe design was employed across word sets, with pre- and post-test evaluations of phonological awareness and word writing skills using a test comprising four words and one sentence. The participants were exposed to an individualized teaching program, conducting teaching sessions, emergent testing sessions, and picture naming assessments. The teaching procedure consisted of three word sets, each containing three teaching words and three generalization words (syllable transposition of the teaching words). Each stage taught three teaching words and assessed the reading of the taught words and generalization of the corresponding group plus words from other groups, totaling 18 words. The words consisted of consonant-vowel combinations. Overall, the results showed that all three participants formed equivalence classes with the three word groups after a few teaching sessions. Two of the three participants (Luna and Luan) maintained low reading performance, while Luna showed an increase in the number of words read correctly. Future studies should reconsider procedural variables (e.g., words, planning the teaching of smaller units such as syllables, reducing the number of attempts per session, and increasing the frequency of data collection days) to promote conditions conducive to generalized word reading.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectCondições de ensinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectProcedimento informatizadopor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectTeaching conditionseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectComputerized procedureeng
dc.titleEnsino de leitura para alunos do 3º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeReading teaching for 3rd-grade elementary school studentseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Postalli, Lidia Maria Marson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2748282330028870por
dc.description.resumoA habilidade de leitura não apenas promove o desenvolvimento intelectual do indivíduo, mas também desempenha um papel fundamental no convívio social. Portanto, o presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos advindos do ensino das relações entre palavras ditadas, palavras escritas e figuras na aquisição de leitura de palavras por meio de um procedimento de ensino informatizado. Participaram da pesquisa três alunos (Luna, idade 8 anos e 7 meses, com diagnóstico de deficiência intelectual e Luan e Lara, encaminhados para avaliação, ambos com idade 8 anos e 8 meses), residentes numa cidade do interior de São Paulo. Foi empregado um delineamento de múltiplas sondagens entre os grupos de palavras, avaliação de pré- e pós-teste das habilidades de consciência fonológica e de escrita das palavras por meio do teste de quatro palavras e uma frase. Os participantes foram expostos ao programa de ensino individualizado, realizando sessões de ensino, de testes emergentes e avaliação de nomeação de figura. O procedimento de ensino era composto por três grupos de palavras, cada grupo contendo três palavras de ensino e três palavras de generalização (transposição das sílabas das palavras de ensino). Cada etapa ensinava três palavras de ensino e avaliava a leitura das palavras ensinadas e de generalização do grupo correspondente mais as palavras dos demais grupos, totalizando 18 palavras. As palavras eram compostas por consoante-vogal. Os resultados mostraram, de modo geral, que os três participantes formaram classes de equivalência com os três grupos de palavras, realizando poucas sessões de ensino. Dois (Luna e Luan) dos três participantes mantiveram o baixo desempenho em leitura e a participante Luna apresentou aumento no número de palavras lidas corretamente. Estudos futuros devem rever variáveis procedimentais (por exemplo, as palavras, planejar o ensino de unidades menores – sílabas, diminuir o número de tentativas por sessão e aumentar a frequência de dias de coleta de dados) buscando condições favorecedoras para leitura generalizada de palavras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3200740545365408por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7560-697Xpor


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