Mostrar el registro sencillo del ítem
Literatura de autoria feminina em vestibulares: um estudo feito sob perspectiva feminista e interdisciplinar das leituras obrigatórias para USP e UNICAMP
dc.contributor.author | Petrili, Luciana Loren Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T20:21:35Z | |
dc.date.available | 2024-07-05T20:21:35Z | |
dc.date.issued | 2024-02-08 | |
dc.identifier.citation | PETRILI, Luciana Loren Ribeiro. Literatura de autoria feminina em vestibulares: um estudo feito sob perspectiva feminista e interdisciplinar das leituras obrigatórias para USP e UNICAMP. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19835. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19835 | |
dc.description.abstract | This Dissertation was written from a feminist and an interdisciplinary perspective, with the aim of reflecting on the presence or the invisibility of women as producers of Brazilian fictional literature validated by the academy. The feminist perspective intends to include demands from different feminisms, since the visibility of literature produced by women results from the struggles of women with different characteristics. Interdisciplinarity is presented through the analysis of our object of study from the following areas: Editorial Production, Education, Communication, Literature and Gender Relations (the latter greatly exemplified by the context of women's lives in Brazilian society). The methodological procedure used to investigate and write the Dissertation consists of document and bibliographic research in books, articles, websites and other official documents that can elucidate the status of women as a social minority. The research also aims to investigate the presence of women in Brazilian fictional editorial production, as well as in different literary awards using websites of publishers and associations that represent them. Finally, we will analyze lists of books recommended, between 2015 and 2026, as mandatory reading for taking two of the biggest entrance exams in Brazil (Fuvest/USP and Comvest/UNICAMP). These exams are very competitive since they are important gateways to two of the largest and most highly public Universities in the State of São Paulo and in Brazil. The final results of this research indicate that, although women make up more than half of the Brazilian population, their work in literature still does not represent the same portion of the population. It is also evident that female writing is still not properly recognized, especially when considering the mandatory reading recommended by the academy, represented here by the recommendations of the USP and the UNICAMP entrance exams. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feminismos | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Produção Literária | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Feminisms | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Editorial Production | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.title | Literatura de autoria feminina em vestibulares: um estudo feito sob perspectiva feminista e interdisciplinar das leituras obrigatórias para USP e UNICAMP | por |
dc.title.alternative | Female-authored literature in college entrance exams: a study conducted from a feminist and interdisciplinary perspective of the mandatory readings for USP and UNICAMP | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lahni, Cláudia Regina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4308409538114864 | por |
dc.description.resumo | Esta Dissertação foi escrita a partir de uma perspectiva teórico metodológica feminista e interdisciplinar, com a proposta de refletir a respeito da presença ou da invisibilidade de mulheres, como produtoras de literatura ficcional brasileira validada pela academia, em listas de leituras obrigatórias para vestibulares. A perspectiva feminista parte de escritos de intelectuais como Gayatri Spivak, Gloria Anzaldúa, Maria Amélia Teles, Daniela Auad, entre outras, para examinar condições de vida das mulheres como foram descritas por elas e como se apresentam no Brasil contemporâneo. A interdisciplinaridade se apresenta pela necessidade de refletir sobre nosso objeto de estudo a partir dos entrelaçamentos das seguintes áreas: Produção Editorial, Educação, Comunicação, Literatura e Relações de Gênero. Campos como Produção Editorial e Comunicação também estarão presentes em nossa reflexão. O procedimento metodológico utilizado para a investigação e escrita da Dissertação consiste em uma pesquisa bibliográfico-documental realizada em livros, artigos, sites e documentos oficiais que possam elucidar a condição da mulher como minoria social. A pesquisa também se propõe a investigar a presença de mulheres na produção editorial ficcional brasileira, bem como em diferentes premiações literárias utilizando sites de editoras e de associações que as representam. Por fim, chegaremos à análise de listas de livros indicados, entre 2015 e 2026, como leitura obrigatória para a realização de dois dos maiores exames vestibulares do Brasil (Fuvest/USP e Comvest/UNICAMP). Esses exames se configuram como importantes portas de entrada para duas das maiores, mais bem conceituadas e mais concorridas universidades públicas do Estado de São Paulo e do Brasil. Os resultados desta pesquisa indicam que, apesar das mulheres comporem mais da metade da população brasileira, seu trabalho em literatura ainda não representa, proporcionalmente, essa parcela da população. Também fica evidenciado que a escrita feminina ainda não se encontra devidamente reconhecida, principalmente quanto à leitura obrigatória indicada por exames vestibulares da USP e da UNICAMP. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0741699427766516 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-3655-0624 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6503-7179 | por |