Show simple item record

dc.contributor.authorMARCELINO, João Vítor de Andrade
dc.date.accessioned2024-07-11T13:11:21Z
dc.date.available2024-07-11T13:11:21Z
dc.date.issued2024-02-01
dc.identifier.citationMARCELINO, João Vítor de Andrade. Os jovens, a ciência e a biodiversidade: um estudo dos interesses de estudantes a partir de um recorte de um município do interior de SP. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19891.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19891
dc.description.abstractThe aim of this final course project was to collect data on the interests of students from a city in the interior of the state of São Paulo in relation to biodiversity education. This study is an excerpt from a larger and more comprehensive project entitled “BIOTA-FAPESP Program in basic education: possibilities for curricular integration”, which aimed to develop teaching actions about Brazil's biological heritage. As part of an ongoing effort to characterize young students' perceptions of science and technology, the project identified data indicating a low level of interest in local biodiversity among students in southeastern Brazil. This data is consistent with other research findings that also indicate a low level of knowledge on this topic among this group of students. In this sense, trying to understand the interests of these students in order to support future educational actions would be an alternative to overcome this indifference to the topic. In this way, a quantitative questionnaire, known as the Brazil Barometer, was used to assess young people's attitudes towards science and technology. The survey was conducted in the second semester of 2022 at three different schools, with 138 students aged 15 participating. The results suggest that there is a high interest in human biology content, such as the study of diseases and medicinal herbs, as well as a high willingness to learn about plant, animal and microscopic diversity through the lens of danger and curiosity. Given these data, it is necessary to reflect on pedagogical alternatives that make the teaching of biodiversity more interesting for students and allow them to obtain enough information to develop an effective attitude towards the protection and conservation of the local environment.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectDiversidade biológicapor
dc.subjectCiências e tecnologiapor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectBiological diversityeng
dc.subjectScience and technologyeng
dc.titleOs jovens, a ciência e a biodiversidade: um estudo dos interesses de estudantes a partir de um recorte de um município do interior de SPpor
dc.title.alternativeYoung people, science and biodiversity: a study of student’s interests through a sample from a town in the interior of São Pauloeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Alitto, Renata Aparecida dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032799058159962por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso objetivou coletar e apresentar dados a respeito dos interesses de alunos, de um município do interior de São Paulo, a respeito do ensino em biodiversidade. Esse estudo é um recorte de um projeto mais abrangente intitulado “O Programa BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular”, que buscou desenvolver ações de ensino sobre o patrimônio biológico brasileiro. Em um contínuo esforço para caracterizar as percepções de jovens educandos sobre Ciência e Tecnologia, o projeto identificou dados que indicam baixas taxas de interesse no aprendizado sobre a biodiversidade local por estudantes do sudeste brasileiro. Esses dados coincidem com outras pesquisas que também apontam para o baixo conhecimento sobre o assunto entre esse universo amostral de estudantes. Nesse sentido, buscar compreender os interesses desses educandos, de maneira a embasar futuras intervenções pedagógicas, seria uma alternativa para superar essa apatia pelo assunto. Desse modo, um questionário de caráter quantitativo, denominado Barômetro Brasil, que tem como objeto de estudo as atitudes de jovens perante a Ciência e Tecnologia, foi aplicado em três escolas distintas durante o segundo semestre de 2022, contando com a participação de 138 estudantes com aproximadamente 15 anos. Os resultados apontam para um alto interesse associado a conteúdos de Biologia Humana, como o estudo de doenças e ervas medicinais, além de uma alta disposição a aprender sobre a diversidade vegetal, animal e microscópica através das lentes da periculosidade e curiosidades. Diante desses dados, cabe uma reflexão sobre alternativas pedagógicas que tornem o ensino em biodiversidade mais interessante aos alunos, permitindo que recebam informações suficientes para desenvolver atitudes efetivas em relação à proteção e conservação do meio ambiente local.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1311984827958648por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil