dc.contributor.author | Silva, Fernanda Carminatti Brufatto | |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T00:32:59Z | eng |
dc.date.available | 2024-07-12T00:32:59Z | eng |
dc.date.issued | 2024-05-02 | eng |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Carminatti Brufatto. Cultura Maker e CTS: constituição de elementos para a consolidação do ensino de Ciências na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19929. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19929 | por |
dc.description.abstract | The work aimed to, through analytical research grounded in the Literature Review (LR) and Content Analysis (CA), establish elements that enable the expansion and development of the maker culture, aligned with the Science, Technology, and Society (STS) movement. These elements serve as guidelines for new research in the teaching of Natural Sciences in Basic Education. The study considered both the conception of the maker culture and the utilization of Digital Fabrication Laboratories (Fab Labs) and makerspaces (maker rooms) within the Municipal Department of Education in Araras. Initially, data were outlined through the LR, parameterized for the selection and systemic analysis of publications in the field. Subsequently, data obtained from interviews and questionnaires with Natural Sciences teachers from the municipal education network in Araras were analyzed from the perspective of Content Analysis (CA). The goal was to identify and analyze research that contributes to the construction of robust elements for teaching the discipline. After collecting, analyzing, and discussing the data, a gap in understanding of the topic among the discipline’s educators was observed, prompting a reevaluation of expected outcomes and the proposal of new actions. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia digital | por |
dc.subject | Metodologias Ativas | por |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | por |
dc.subject | Digital technology | eng |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.title | Cultura Maker e CTS: constituição de elementos para a consolidação do ensino de Ciências na educação básica | por |
dc.title.alternative | Maker Culture and CTS: constitution of elements for the consolidation of Science teaching in basic education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Verazsto, Estéfano Vizconde | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6253673132956358 | por |
dc.description.resumo | O trabalho buscou, mediante pesquisa analítica, fundamentada na Revisão Bibliográfica (RB) e Análise de Conteúdo (AC), constituir elementos que possibilitem a ampliação e o desenvolvimento da cultura maker, alinhado ao movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na constituição de elementos que possam nortear novas pesquisas para o de ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica, ora dadas na concepção da cultura maker, bem como na perspectiva da utilização do Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab) e makerspaces (salas makers), neste caso presentes na Secretaria Municipal de Educação de Araras. Os dados foram delineados inicialmente por meio da RB mediante parametrização para a escolha e análise sistêmica de publicações na área, e na sequência, juntamente com dados obtidos através de entrevistas e questionários com os professores da disciplina de Ciências da Natureza da rede municipal de ensino de Araras, foram analisados sob a perspectiva da AC para visualizar e analisar as pesquisas para buscar a construção de elementos que proporcionem maior robustez para o ensino da disciplina. Após coleta, análise e discussão dos dados obtidos, percebeu-se uma defasagem na compreensão acerca do tema pelos docentes da disciplina, fazendo com que o resultado esperado fosse repensado e novas ações propostas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1959556391833528 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-2444-2036 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-4029-4803 | por |