dc.contributor.author | Silva, Luciano Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T16:57:46Z | |
dc.date.available | 2024-07-15T16:57:46Z | |
dc.date.issued | 2024-02-14 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciano Ferreira. Letramento Estatístico: uma análise sobre a variedade dos produtos da cesta básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19969. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19969 | |
dc.description.abstract | The teaching of Statistics through projects has proven necessary due to the large
number of information available in the most diverse media in our society, requiring from
each individual constituent of this environment knowledge that contributes to a correct
interpretation of these. Meeting this need is characterized by the development of
students' Statistical Literacy while working in Basic Education. The role of the teacher
in this process becomes preponderant. In this work, we propose the implementation of
a research project using the investigative cycle in the 3rd year of high school, analyzing
the variation in prices of basic food products in Sorocaba. Faced with this fact, the
development of Statistical Literacy, throughout Basic Education, is more than
necessary, as it can contribute to the correct interpretation of information. This work
will seek to use the results obtained by 3rd grade high school students on the variations
that occurred in basic food basket products throughout the years 2020, 2021 and 2022,
in what way the group's knowledge in Statistics was built throughout their lives. school
and during the development of this project will contribute to students’ statistical
thinking. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento Estatístico | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Ciclo Investigativo | por |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Statistical Literacy | eng |
dc.subject | Project | eng |
dc.subject | Investigative Cycle | eng |
dc.subject | Statistic | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Letramento Estatístico: uma análise sobre a variedade dos produtos da cesta básica | por |
dc.title.alternative | Statistical literacy: an analisis of the price variability of the basic basket | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paulo César | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.description.resumo | O ensino de Estatística através de projetos tem se mostrado necessário mediante o
grande número de informações disponíveis nos mais diversos meios de comunicação
em nossa sociedade, exigindo de cada indivíduo constituinte desse meio
conhecimentos que contribuam para uma interpretação correta acerca dessas. O
suprimento dessa necessidade é caracterizado pelo desenvolvimento do Letramento
Estatístico dos estudantes enquanto atuantes na Educação Básica. O papel do
professor nesse processo torna-se preponderante. Neste trabalho, propomos a
implementação de um projeto de pesquisa com o uso do ciclo investigativo na 3a série
do Ensino Médio analisando a variação dos preços de produtos da cesta básica em
Sorocaba. Frente a este fato, o desenvolvimento do Letramento Estatístico, durante
toda a Educação Básica, faz-se mais que necessário, pois, poderá contribuir na
interpretação correta de informações. Este trabalho procurou usar os resultados
obtidos pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre as variações ocorridas em
produtos da cesta básica ao longo dos anos de 2020, 2021 e 2022, de que forma os
conhecimentos em Estatística do grupo construídos ao longo de sua vida escolar e
durante o desenvolvimento deste projeto contribuirão para pensar a Estatística
enquanto conhecimento interdisciplinar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0009-8322-1792 | por |