Mostrar el registro sencillo del ítem
Letramento Estatístico: uma análise sobre a variedade dos produtos da cesta básica
dc.contributor.author | Silva, Luciano Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T16:57:46Z | |
dc.date.available | 2024-07-15T16:57:46Z | |
dc.date.issued | 2024-02-14 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciano Ferreira. Letramento Estatístico: uma análise sobre a variedade dos produtos da cesta básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19969. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19969 | |
dc.description.abstract | The teaching of Statistics through projects has proven necessary due to the large number of information available in the most diverse media in our society, requiring from each individual constituent of this environment knowledge that contributes to a correct interpretation of these. Meeting this need is characterized by the development of students' Statistical Literacy while working in Basic Education. The role of the teacher in this process becomes preponderant. In this work, we propose the implementation of a research project using the investigative cycle in the 3rd year of high school, analyzing the variation in prices of basic food products in Sorocaba. Faced with this fact, the development of Statistical Literacy, throughout Basic Education, is more than necessary, as it can contribute to the correct interpretation of information. This work will seek to use the results obtained by 3rd grade high school students on the variations that occurred in basic food basket products throughout the years 2020, 2021 and 2022, in what way the group's knowledge in Statistics was built throughout their lives. school and during the development of this project will contribute to students’ statistical thinking. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento Estatístico | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Ciclo Investigativo | por |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Statistical Literacy | eng |
dc.subject | Project | eng |
dc.subject | Investigative Cycle | eng |
dc.subject | Statistic | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Letramento Estatístico: uma análise sobre a variedade dos produtos da cesta básica | por |
dc.title.alternative | Statistical literacy: an analisis of the price variability of the basic basket | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paulo César | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.description.resumo | O ensino de Estatística através de projetos tem se mostrado necessário mediante o grande número de informações disponíveis nos mais diversos meios de comunicação em nossa sociedade, exigindo de cada indivíduo constituinte desse meio conhecimentos que contribuam para uma interpretação correta acerca dessas. O suprimento dessa necessidade é caracterizado pelo desenvolvimento do Letramento Estatístico dos estudantes enquanto atuantes na Educação Básica. O papel do professor nesse processo torna-se preponderante. Neste trabalho, propomos a implementação de um projeto de pesquisa com o uso do ciclo investigativo na 3a série do Ensino Médio analisando a variação dos preços de produtos da cesta básica em Sorocaba. Frente a este fato, o desenvolvimento do Letramento Estatístico, durante toda a Educação Básica, faz-se mais que necessário, pois, poderá contribuir na interpretação correta de informações. Este trabalho procurou usar os resultados obtidos pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre as variações ocorridas em produtos da cesta básica ao longo dos anos de 2020, 2021 e 2022, de que forma os conhecimentos em Estatística do grupo construídos ao longo de sua vida escolar e durante o desenvolvimento deste projeto contribuirão para pensar a Estatística enquanto conhecimento interdisciplinar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0009-8322-1792 | por |