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dc.contributor.authorSouza, Franciele Araújo
dc.date.accessioned2024-07-16T14:16:45Z
dc.date.available2024-07-16T14:16:45Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.citationSOUZA, Franciele Araújo. Desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista por meio do inventário Portage Operacionalizado: opinião das mães. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20002.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20002
dc.description.abstractIt is believed that children with Autistic Spectrum Disorder (TEA) may experience developmental delays in different ways, and areas. Thus, the study was entitled the development of children with Autism Spectrum Disorder through the portage operational inventory: mothers' opinion. Having as objectives (a) analyze the motor, linguistic, social, cognitive, and self-care development of children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder, according to the mother’s opinion; (b) Understand the signs and diagnosis of children with Autistic Spectrum Disorder and (c) Describe the services and needs of these families. The research design was descriptive and exploratory, and it counted on the participation of three mothers of children diagnosed with ASD, between the age groups of three and five years. For data collection, the following instruments were used: (a) a semi-structured interview script; (b) a Criterion Brazil Questionnaire, and (c) Operationalized Portage Inventory (IPO). All instruments were filled out during a remote interview. Both qualitative and quantitative data were collected: the quantitative were analyzed using percentages, and the qualitative data were analyzed in the form of categories. As a result, it was identified that regarding the development of children with ASD, delay in all areas was identified through the IPO, and language was the one with the greatest impairment, followed by cognitive and motor areas. In addition, the participants indicated signs of ASD between 2 years of age. Regarding the types of signs, speech delay and not responding to a call were mentioned. All participants pointed out that children with ASD received support services, but emphasized the importance of all services being public and free. This study concluded that it is possible to verify signs of ASD in children early, and there are variations regarding different areas of development, but children had deficits in all areas. According to these results, children with ASD must have Early Childhood Intervention as soon as possible, so these deficits would be minimized.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.titleDesenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista por meio do inventário Portage Operacionalizado: opinião das mãespor
dc.title.alternativeDevelopment of children with spectrum disorder autistics through the operationalized portage inventory: mothers' opinioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cia, Fabiana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999108571365402por
dc.description.resumoAcredita-se que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar atrasos no desenvolvimento de diferentes formas, em diferentes áreas. Dessa forma, esta pesquisa teve como título o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista por meio do inventário operacional portage: opinião das mães, tendo como objetivos: (a) analisar o desenvolvimento motor, linguístico, social, cognitivo e de autocuidados de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, segundo a opinião das mães; (b) Compreender os sinais e o diagnóstico dessas crianças com Transtorno do Espectro Autista e (c) Descrever os serviços e as necessidades das famílias. O delineamento da pesquisa foi descritivo e exploratório e contou com a participação de três mães de crianças com diagnóstico de TEA, entre as faixas etárias de três a cinco anos. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: (a) um roteiro de entrevista semiestruturado; (b) Questionário Critério Brasil e (c) Inventário Portage Operacionalizado (IPO). Todos os instrumentos foram preenchidos em forma de entrevista e de modo remoto. Os dados obtidos foram qualitativos e quantitativos, sendo que os dados quantitativos foram analisados por meio de porcentagens e os dados qualitativos foram analisados em forma de categorias. Como resultados têm-se que, no que se refere ao desenvolvimento das crianças com TEA foi identificado, por meio do IPO, o atraso em todas as áreas, sendo que a de linguagem foi a de maior comprometimento, em seguida, a área cognitiva e a motora. Além disso, as participantes indicaram sinais do TEA entre 2 anos de idade. Em relação aos tipos de sinais foram citado o atraso na fala e o não atender a chamado. Todas as participantes apontaram que as crianças com TEA recebiam serviços de apoio, mas enfatizaram a importância de que tais serviços fossem públicos. Conclui-se com o estudo que é possível verificar sinais de TEA nas crianças precocemente e que existem variações em relação as diferentes áreas do desenvolvimento, mas que em todas as áreas as crianças apresentaram déficits. Diante de tais resultados é importante que crianças com TEA passem por atendimento de Intervenção Precoce o mais breve possível, a fim de que tais déficits sejam minimizados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9619511609436336por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0155-3331por


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