dc.contributor.author | Souza, Franciele Araújo | |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T14:16:45Z | |
dc.date.available | 2024-07-16T14:16:45Z | |
dc.date.issued | 2023-03-30 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Franciele Araújo. Desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista por meio do inventário Portage Operacionalizado: opinião das mães. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20002. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20002 | |
dc.description.abstract | It is believed that children with Autistic Spectrum Disorder (TEA) may experience
developmental delays in different ways, and areas. Thus, the study was entitled the
development of children with Autism Spectrum Disorder through the portage operational
inventory: mothers' opinion. Having as objectives (a) analyze the motor, linguistic, social,
cognitive, and self-care development of children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder,
according to the mother’s opinion; (b) Understand the signs and diagnosis of children with
Autistic Spectrum Disorder and (c) Describe the services and needs of these families. The
research design was descriptive and exploratory, and it counted on the participation of three
mothers of children diagnosed with ASD, between the age groups of three and five years. For
data collection, the following instruments were used: (a) a semi-structured interview script;
(b) a Criterion Brazil Questionnaire, and (c) Operationalized Portage Inventory (IPO). All
instruments were filled out during a remote interview. Both qualitative and quantitative data
were collected: the quantitative were analyzed using percentages, and the qualitative data
were analyzed in the form of categories. As a result, it was identified that regarding the
development of children with ASD, delay in all areas was identified through the IPO, and
language was the one with the greatest impairment, followed by cognitive and motor areas. In
addition, the participants indicated signs of ASD between 2 years of age. Regarding the types
of signs, speech delay and not responding to a call were mentioned. All participants pointed
out that children with ASD received support services, but emphasized the importance of all
services being public and free. This study concluded that it is possible to verify signs of ASD
in children early, and there are variations regarding different areas of development, but
children had deficits in all areas. According to these results, children with ASD must have
Early Childhood Intervention as soon as possible, so these deficits would be minimized. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Development | eng |
dc.title | Desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista por meio do inventário Portage Operacionalizado: opinião das mães | por |
dc.title.alternative | Development of children with spectrum disorder autistics through the operationalized portage inventory: mothers' opinion | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cia, Fabiana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5999108571365402 | por |
dc.description.resumo | Acredita-se que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar atrasos
no desenvolvimento de diferentes formas, em diferentes áreas. Dessa forma, esta pesquisa
teve como título o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista por meio
do inventário operacional portage: opinião das mães, tendo como objetivos: (a) analisar o
desenvolvimento motor, linguístico, social, cognitivo e de autocuidados de crianças
diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, segundo a opinião das mães; (b)
Compreender os sinais e o diagnóstico dessas crianças com Transtorno do Espectro Autista e
(c) Descrever os serviços e as necessidades das famílias. O delineamento da pesquisa foi
descritivo e exploratório e contou com a participação de três mães de crianças com
diagnóstico de TEA, entre as faixas etárias de três a cinco anos. Para a coleta de dados foram
utilizados como instrumentos: (a) um roteiro de entrevista semiestruturado; (b) Questionário
Critério Brasil e (c) Inventário Portage Operacionalizado (IPO). Todos os instrumentos foram
preenchidos em forma de entrevista e de modo remoto. Os dados obtidos foram qualitativos e
quantitativos, sendo que os dados quantitativos foram analisados por meio de porcentagens e
os dados qualitativos foram analisados em forma de categorias. Como resultados têm-se que,
no que se refere ao desenvolvimento das crianças com TEA foi identificado, por meio do IPO,
o atraso em todas as áreas, sendo que a de linguagem foi a de maior comprometimento, em
seguida, a área cognitiva e a motora. Além disso, as participantes indicaram sinais do TEA
entre 2 anos de idade. Em relação aos tipos de sinais foram citado o atraso na fala e o não
atender a chamado. Todas as participantes apontaram que as crianças com TEA recebiam
serviços de apoio, mas enfatizaram a importância de que tais serviços fossem públicos.
Conclui-se com o estudo que é possível verificar sinais de TEA nas crianças precocemente e
que existem variações em relação as diferentes áreas do desenvolvimento, mas que em todas
as áreas as crianças apresentaram déficits. Diante de tais resultados é importante que crianças
com TEA passem por atendimento de Intervenção Precoce o mais breve possível, a fim de
que tais déficits sejam minimizados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9619511609436336 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0155-3331 | por |