Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBueno, Luana Sposito
dc.date.accessioned2024-07-16T14:19:43Z
dc.date.available2024-07-16T14:19:43Z
dc.date.issued2024-01-22
dc.identifier.citationBUENO, Luana Sposito. Adaptação na educação infantil de crianças com transtorno do espectro autista: relatos das famílias. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20003.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20003
dc.description.abstractEarly Childhood Education, the first stage of Basic Education, includes the dimensions of caring, educating and playing. This phase is responsible for the child's first contact with a new environment, routine and people, moving them away from their family environment. Therefore, attention is needed during this period of adaptation, with the family being the protagonist and fundamental to its success. When you have a child with a disability or autism, family dynamics undergo changes, which must be based on the specific needs of the children. Thus, when entering Early Childhood Education, children with disabilities can cause insecurity in their parents. Establishing a relationship of trust between the family and the school becomes essential in this scenario. Therefore, the present study sought to analyze the school adaptation of children with disabilities, according to the families' opinions. The study design was descriptive and exploratory in nature. It had the participation of five parents, who carried out the interview in person or remotely, depending on their preference, guided by a semi-structured script. Through the results, it was understood that families enrolled their children with disabilities in Early Childhood Education with a view to their development and socialization. However, in some cases the adaptation process is still not successful, mainly because there are no exchanges with the institution before entry and during the child's stay at school. Legal services and adaptations to activities have not yet been observed, requiring the child himself to adapt to what was offered. The Early Childhood Education institution contributed to the development of children, from the parents' perspective. Furthermore, the effective relationship between the family and the school is not present, contributing to the feeling of distrust in relation to the work carried out by education professionals. For effective communication, it is important to invest in continued training of the school team, quick and easy contact between both parties and the promotion of an inclusive school culture, which provides space for parents to express their concerns, benefiting the school community as a wholeeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectChild educationeng
dc.titleAdaptação na educação infantil de crianças com transtorno do espectro autista: relatos das famíliaspor
dc.title.alternativeAdaptation in early early education of children with autistic spectrum disorder: reports from familieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cia, Fabiana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999108571365402por
dc.description.resumoA Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, inclui as dimensões de cuidar, educar e brincar. Essa fase é responsável pelo primeiro contato da criança com um novo ambiente, rotina e pessoas, deslocando-a de seu ambiente familiar. Com isso, é preciso atenção para esse período de adaptação, sendo a família protagonista fundamental para seu sucesso. Quando se tem um filho com deficiência ou autismo, a dinâmica familiar passa por mudanças, as quais devem ser pautadas nas necessidades específicas dos filhos. Assim, ao adentrarem na Educação Infantil, crianças com deficiência podem suscitar insegurança nos pais. Estabelecer uma relação de confiança entre a família e a escola torna-se primordial nesse cenário. Dessa forma, o presente estudo buscou analisar a adaptação escolar de crianças com deficiência, segundo a opinião das famílias. O delineamento do estudo foi de caráter descritivo e exploratório. Contou com a participação de cinco pais/mães, que realizaram a entrevista de forma presencial ou remota, conforme a sua preferência, orientada por um roteiro semiestruturado. Por meio dos resultados, entendeu-se que as famílias matricularam sua criança com deficiência na Educação Infantil visando seu desenvolvimento e socialização. No entanto, em alguns casos o processo de adaptação ainda não é bem sucedido, principalmente porque não há trocas com a instituição antes do ingresso e durante a permanência da criança na escola. Os serviços legais e as adaptações das atividades ainda não foram observados, exigindo que a própria criança tenha que se adequar ao que lhe era oferecido. A instituição de Educação Infantil foi contribuinte para o desenvolvimento dos filhos, na perspectiva dos pais. Além disso, a efetiva relação entre a família e a escola não é presente, contribuindo para o sentimento de desconfiança em relação ao trabalho exercido pelos profissionais da educação. Para uma comunicação eficaz é importante o investimento em formação continuada da equipe escolar, o contato rápido e fácil entre ambas as partes e a promoção de uma cultura escolar inclusiva, que lidere espaço para que os pais expressem suas preocupações, tendo a escola como um suporte social, o que traria benefícios para a comunidade escolar como um todo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7213557871694698por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0155-3331por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil