dc.contributor.author | Bueno, Luana Sposito | |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T14:19:43Z | |
dc.date.available | 2024-07-16T14:19:43Z | |
dc.date.issued | 2024-01-22 | |
dc.identifier.citation | BUENO, Luana Sposito. Adaptação na educação infantil de crianças com transtorno do espectro autista: relatos das famílias. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20003. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20003 | |
dc.description.abstract | Early Childhood Education, the first stage of Basic Education, includes the dimensions
of caring, educating and playing. This phase is responsible for the child's first contact
with a new environment, routine and people, moving them away from their family
environment. Therefore, attention is needed during this period of adaptation, with the
family being the protagonist and fundamental to its success. When you have a child
with a disability or autism, family dynamics undergo changes, which must be based on
the specific needs of the children. Thus, when entering Early Childhood Education,
children with disabilities can cause insecurity in their parents. Establishing a
relationship of trust between the family and the school becomes essential in this
scenario. Therefore, the present study sought to analyze the school adaptation of
children with disabilities, according to the families' opinions. The study design was
descriptive and exploratory in nature. It had the participation of five parents, who
carried out the interview in person or remotely, depending on their preference, guided
by a semi-structured script. Through the results, it was understood that families enrolled
their children with disabilities in Early Childhood Education with a view to their
development and socialization. However, in some cases the adaptation process is still
not successful, mainly because there are no exchanges with the institution before entry
and during the child's stay at school. Legal services and adaptations to activities have
not yet been observed, requiring the child himself to adapt to what was offered. The
Early Childhood Education institution contributed to the development of children, from
the parents' perspective. Furthermore, the effective relationship between the family and
the school is not present, contributing to the feeling of distrust in relation to the work
carried out by education professionals. For effective communication, it is important to
invest in continued training of the school team, quick and easy contact between both
parties and the promotion of an inclusive school culture, which provides space for
parents to express their concerns, benefiting the school community as a whole | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Child education | eng |
dc.title | Adaptação na educação infantil de crianças com transtorno do espectro autista: relatos das famílias | por |
dc.title.alternative | Adaptation in early early education of children with autistic spectrum disorder: reports from families | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cia, Fabiana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5999108571365402 | por |
dc.description.resumo | A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, inclui as dimensões de cuidar,
educar e brincar. Essa fase é responsável pelo primeiro contato da criança com um novo
ambiente, rotina e pessoas, deslocando-a de seu ambiente familiar. Com isso, é preciso
atenção para esse período de adaptação, sendo a família protagonista fundamental para
seu sucesso. Quando se tem um filho com deficiência ou autismo, a dinâmica familiar
passa por mudanças, as quais devem ser pautadas nas necessidades específicas dos
filhos. Assim, ao adentrarem na Educação Infantil, crianças com deficiência podem
suscitar insegurança nos pais. Estabelecer uma relação de confiança entre a família e a
escola torna-se primordial nesse cenário. Dessa forma, o presente estudo buscou analisar
a adaptação escolar de crianças com deficiência, segundo a opinião das famílias. O
delineamento do estudo foi de caráter descritivo e exploratório. Contou com a
participação de cinco pais/mães, que realizaram a entrevista de forma presencial ou
remota, conforme a sua preferência, orientada por um roteiro semiestruturado. Por meio
dos resultados, entendeu-se que as famílias matricularam sua criança com deficiência na
Educação Infantil visando seu desenvolvimento e socialização. No entanto, em alguns
casos o processo de adaptação ainda não é bem sucedido, principalmente porque não há
trocas com a instituição antes do ingresso e durante a permanência da criança na escola.
Os serviços legais e as adaptações das atividades ainda não foram observados, exigindo
que a própria criança tenha que se adequar ao que lhe era oferecido. A instituição de
Educação Infantil foi contribuinte para o desenvolvimento dos filhos, na perspectiva dos
pais. Além disso, a efetiva relação entre a família e a escola não é presente,
contribuindo para o sentimento de desconfiança em relação ao trabalho exercido pelos
profissionais da educação. Para uma comunicação eficaz é importante o investimento em
formação continuada da equipe escolar, o contato rápido e fácil entre ambas as partes e a
promoção de uma cultura escolar inclusiva, que lidere espaço para que os pais
expressem suas preocupações, tendo a escola como um suporte social, o que traria
benefícios para a comunidade escolar como um todo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7213557871694698 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0155-3331 | por |