Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Julia de Almeida
dc.date.accessioned2024-07-16T14:26:08Z
dc.date.available2024-07-16T14:26:08Z
dc.date.issued2024-02-02
dc.identifier.citationRODRIGUES, Julia de Almeida. Habilidades sociais e habilidades sociais educativas de famílias de pessoas com deficiência e autismo: uma revisão de artigos científicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20005.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20005
dc.description.abstractThis study conducts a literature review centered on the Bioecology of Human Development by Urie Bronfenbrenner, exploring research on educational social skills and social skills within families of children with disabilities. Acknowledging the positive impact on the socioemotional development of children, particularly in social contexts where children with disabilities are integrated, the focus is on the specific behavioral and interactive aspects associated with these disabilities. The study aims to analyze scientific articles addressing social skills or educational social skills of parents of individuals with disabilities, selected from the Lilacs, Scielo, and PsycInfo databases between 2010 and 2023. The analysis of the 10 articles considers the year of publication, the type of disability addressed, and data collection procedures. The complexity of the subject is emphasized, as evidenced by the diversity of disabilities, the use of mixed methods, and the centrality of mothers as participants. Conclusions highlight the importance of parental social skills, their association with child behavior, differences between clinical and non-clinical groups, the influence of gender and age, the effectiveness of interventions, and the multifactorial complexity.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSocial skillseng
dc.subjectRevisão de literaturapor
dc.subjectLiterature revieweng
dc.titleHabilidades sociais e habilidades sociais educativas de famílias de pessoas com deficiência e autismo: uma revisão de artigos científicospor
dc.title.alternativeSocial skills and educational social skills of families of people with disabilities and autism: a review of scientific articleseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cia, Fabiana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999108571365402por
dc.description.resumoEste estudo realiza uma revisão bibliográfica centrada na Bioecologia do desenvolvimento de Urie Bronfenbrenner, explorando pesquisas sobre habilidades sociais educativas e habilidades sociais de famílias de crianças com deficiência. Reconhecendo o impacto positivo no desenvolvimento socioemocional dos filhos, especialmente em contextos sociais onde crianças com deficiência estão inseridas, o foco recai nas especificidades comportamentais e interativas associadas a essas deficiências. Os objetivos do estudo envolvem a análise de artigos científicos que abordam habilidades sociais ou habilidades sociais educativas de pais de pessoas com deficiência, selecionados nas bases de dados Lilacs, Scielo e PsycInfo entre 2010 e 2023. A análise dos 10 artigos considera o ano de publicação, o tipo de deficiência abordado e os procedimentos de coleta de dados. Destaca-se a complexidade do tema, evidenciada pela diversidade de deficiências, a utilização de métodos mistos e a centralidade das mães como participantes. Conclusões apontam a importância das habilidades sociais parentais, a associação com o comportamento infantil, diferenças entre grupos clínicos e não clínicos, influência do gênero e faixa etária, eficácia de intervenções e a complexidade multifatorial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4867124516866419por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0155-3331por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil