dc.contributor.author | Rodrigues, Julia de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T14:26:08Z | |
dc.date.available | 2024-07-16T14:26:08Z | |
dc.date.issued | 2024-02-02 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Julia de Almeida. Habilidades sociais e habilidades sociais educativas de famílias de pessoas com deficiência e autismo: uma revisão de artigos científicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20005. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20005 | |
dc.description.abstract | This study conducts a literature review centered on the Bioecology of Human Development by Urie Bronfenbrenner, exploring research on educational social skills and social skills within families of children with disabilities. Acknowledging the positive impact on the socioemotional development of children, particularly in social contexts where children with disabilities are integrated, the focus is on the specific behavioral and interactive aspects associated with these disabilities. The study aims to analyze scientific articles addressing social skills or educational social skills of parents of individuals with disabilities, selected from the Lilacs, Scielo, and PsycInfo databases between 2010 and 2023. The analysis of the 10 articles considers the year of publication, the type of disability addressed, and data collection procedures. The complexity of the subject is emphasized, as evidenced by the diversity of disabilities, the use of mixed methods, and the centrality of mothers as participants. Conclusions highlight the importance of parental social skills, their association with child behavior, differences between clinical and non-clinical groups, the influence of gender and age, the effectiveness of interventions, and the multifactorial complexity. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Habilidades sociais | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Social skills | eng |
dc.subject | Revisão de literatura | por |
dc.subject | Literature review | eng |
dc.title | Habilidades sociais e habilidades sociais educativas de famílias de pessoas com deficiência e autismo: uma revisão de artigos científicos | por |
dc.title.alternative | Social skills and educational social skills of families of people with disabilities and autism: a review of scientific articles | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cia, Fabiana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5999108571365402 | por |
dc.description.resumo | Este estudo realiza uma revisão bibliográfica centrada na Bioecologia do desenvolvimento de Urie Bronfenbrenner, explorando pesquisas sobre habilidades sociais educativas e habilidades sociais de famílias de crianças com deficiência. Reconhecendo o impacto positivo no desenvolvimento socioemocional dos filhos, especialmente em contextos sociais onde crianças com deficiência estão inseridas, o foco recai nas especificidades comportamentais e interativas associadas a essas deficiências. Os objetivos do estudo envolvem a análise de artigos científicos que abordam habilidades sociais ou habilidades sociais educativas de pais de pessoas com deficiência, selecionados nas bases de dados Lilacs, Scielo e PsycInfo entre 2010 e 2023. A análise dos 10 artigos considera o ano de publicação, o tipo de deficiência abordado e os procedimentos de coleta de dados. Destaca-se a complexidade do tema, evidenciada pela diversidade de deficiências, a utilização de métodos mistos e a centralidade das mães como participantes. Conclusões apontam a importância das habilidades sociais parentais, a associação com o comportamento infantil, diferenças entre grupos clínicos e não clínicos, influência do gênero e faixa etária, eficácia de intervenções e a complexidade multifatorial. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4867124516866419 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0155-3331 | por |