Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEscrivano, Ana Julia
dc.date.accessioned2024-07-18T12:18:38Z
dc.date.available2024-07-18T12:18:38Z
dc.date.issued2024-01-26
dc.identifier.citationESCRIVANO, Ana Julia. Tecnologias digitais e assistivas no contexto da deficiência visual: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20093.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20093
dc.description.abstractWith the advent of technological innovations, there are many ways of accessing and interacting with the information available on digital networks. Thus, Digital Information and Communication Technologies (DICT) have emerged as a way of providing autonomy in different contexts of life in society, including education. In this sense, the aim of this research was to review the literature on digital and assistive technology resources that are generally used in the schooling of visually impaired students. In order to achieve this objective, the data was organized according to an adaptation of the procedures established by the Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA) and treated qualitatively, by discussing the contributions of each of the studies. The electronic search was carried out in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal Periódicos da Capes and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) databases, using the following descriptors and Boolean operator: Digital Technology and Visual Impairment. Of the eight studies considered for analysis, three included technologies in the school context, three included software and mobile applications in the school context and two included software and mobile applications in the social context. The research analyzed indicated the need to overcome the adversities that hinder the autonomy of visually impaired students and highlighted the importance of the teacher in the process of using technological resources as a means of mediating the teaching-learning process. In addition, the data showed that technologies are being developed and made available to people with visual impairments. Therefore, the need to combine digital and assistive resources is highlighted, so that the respective users have greater accessibility when exploring the most varied devices, software, applications and content.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.titleTecnologias digitais e assistivas no contexto da deficiência visual: uma revisão de literaturapor
dc.title.alternativeDigital and assistive technologies in the context of visual impairment: a literature revieweng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pedro, Ketilin Mayra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0991868156805558por
dc.description.resumoCom o advento das inovações tecnológicas existem muitas formas de acessar e interagir com as informações disponíveis nas redes digitais. Assim, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) surgem como forma de propiciar autonomia em diferentes contextos da vida em sociedade, inclusive o educacional. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo revisar a literatura acerca dos recursos de tecnologia digital e assistiva que geralmente são utilizados na escolarização de estudantes com deficiência visual. Para que o objetivo fosse alcançado, os dados foram organizados de acordo com uma adaptação dos procedimentos estabelecidos pelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA) e tratados de modo qualitativo, por meio da discussão das contribuições de cada um dos estudos. A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Portal Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com os seguintes descritores e operador boleano: Tecnologia Digital and Deficiência Visual. Constatou-se, por meio das oito produções consideradas para análise, que três produções contemplavam as tecnologias no contexto escolar, três contemplavam softwares e aplicativos móveis no contexto escolar e duas produções contemplavam softwares e aplicativos móveis no contexto social. As pesquisas analisadas indicaram a necessidade de transpassar as adversidades que impedem a autonomia dos estudantes com deficiência visual e destacaram a importância do professor no processo de utilização de recursos tecnológicos como meio para mediar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os dados demonstraram que tecnologias estão sendo desenvolvidas e disponibilizadas para as pessoas com deficiência visual. Portanto, ressalta-se a necessidade de se associar recursos digitais e assistivos para que os respectivos usuários ampliem a acessibilidade na exploração dos mais variados dispositivos, softwares, aplicativos e conteúdos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0758940678874766por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0008-6951-142Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1893-5002por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil