Show simple item record

dc.contributor.authorBelmont, Fabiana de Paula Silva
dc.date.accessioned2024-07-19T14:04:41Z
dc.date.available2024-07-19T14:04:41Z
dc.date.issued2024-05-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20170
dc.description.abstractEsta disertación propone un análisis de la lectura de la novela Tereza Batista, Cansada de Guerra (TB), de Jorge Amado (1972), realizada por estudiantes y empleados de la Escuela Estatal Nilo Coelho (Ministro Andreazza, RO). La investigación tuvo como objetivo identificar y analizar interpretaciones y sentimientos de mujeres contemporáneas sobre la novela TB, buscando enfatizar y valorar las experiencias de estas mujeres. Las discusiones ocurrió en línea. Durante los encuentros se abordaron temas como el machismo femenino y masculino, así como la violencia física, verbal y sexual que sufren las mujeres, destacando la importancia de la literatura en la formación de los estudiantes y la capacidad de la novela para sensibilizar a los lectores sobre temas como como violencia de género. La disertación se estructura en tres capítulos, con énfasis en el análisis de las opiniones de los participantes, estudios académicos sobre la novela y reflexiones sobre escenas específicas del libro. La principal base teórico práctica se encuentra en la alfabetización literaria de Rildo Cosson (2009) y en la teorización de Umberto Eco (1979, 1994) sobre el lector modelo, mostrando cómo una obra literaria puede ser reinterpretada a la luz de nuevos contextos sociales, político y cultural, demostrando su capacidad para seguir siendo significativo y relevante en el tiempo. Además, este trabajo destaca una visión profunda de las perspectivas femeninas dedicadas a la novela de Jorge Amado, promoviendo debates significativos sobre cuestiones de género y alfabetización literaria, y destacando la importancia de escuchar y valorar las experiencias de las mujeres dentro de un contexto específico. También aborda estrategias para promover la lectura literaria en el aula.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJorge Amadopor
dc.subjectTereza Batista, cansada de guerrapor
dc.subjectViolência de gêneropor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectTereza Batista, cansada de la guerraspa
dc.subjectViolencia de génerospa
dc.subjectAlfabetización literariaspa
dc.titleTereza Batista, cansada de guerra: o romance de Jorge Amado sob olhares femininospor
dc.title.alternativeTereza Batista, cansada de la guerra: la novela de Jorge Amado con ojos femeninosspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Grotto, Livia Fernanda de Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3351975483715302por
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma análise da leitura do romance Tereza Batista, Cansada de Guerra (TB), de Jorge Amado (1972), realizada por alunas e servidoras da Escola Estadual Nilo Coelho (Ministro Andreazza, RO). A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar interpretações e sensações de mulheres contemporâneas sobre o romance TB, procurando enfatizar e valorizar as experiências dessas mulheres. As discussões ocorreram de modo on-line. Foram abordadas, durante os encontros, questões como o machismo, o feminino e o masculino, bem como as violências físicas, verbais e sexuais sofridas por mulheres, destacando a importância da literatura na formação dos alunos e a capacidade do romance em sensibilizar os leitores para questões como a violência de gênero. A dissertação está estruturada em três capítulos, com destaque para a análise das opiniões das participantes, estudos acadêmicos sobre o romance e reflexões sobre cenas específicas do livro. O esteio teórico-prático principal encontra-se no letramento literário de Rildo Cosson (2009) e na teorização de Umberto Eco (1979, 1994) a respeito do leitor-modelo, mostrando como uma obra literária pode ser reinterpretada à luz de novos contextos sociais, políticos e culturais, demonstrando a sua capacidade de permanência significativa e relevante ao longo do tempo. Além disso, esse trabalho destaca uma visão perspicaz dos olhares femininos dedicados ao romance de Jorge Amado, promovendo discussões significativas sobre questões de gênero e letramento literário, e destacando a importância de ouvir e valorizar as experiências das mulheres dentro de um contexto específico. Ainda, aborda estratégias para promover a leitura literária em sala de aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7455798118934557por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0000-4842-9218por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9755-8881por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil