Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBotter, Letícia Teles
dc.date.accessioned2024-07-23T14:32:14Zeng
dc.date.available2024-07-23T14:32:14Zeng
dc.date.issued2024-02-02eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20213por
dc.description.abstractGuided by a holistic and decolonial perspective, this dissertation investigated how the process of curricular insertion of Agroecology took place in the rural schools of the municipal network of the municipality of Santa Cruz Cabrália/BA, its challenges, the first steps taken and the possibilities and potentialities of this event. For this, it was important to highlight concepts such as Critical Environmental Education, Popular Education and Rural Education; the transition to Sustainable Societies; and the cultural, social and ethical principles involved in Agroecology itself as a science and practice. The use of the case study methodology, participant observation and semi-structured interviews were important to understand which actors proposed the curricular insertion of Agroecology in the municipality, how this occurred and if the process is taking place in order to meet the needs and wants of the different peasantry that make up the reality of Cabrália. The greatest challenges identified are to involve the populations in the construction of educational processes, consistent with their own realities and with critical, solidary and transformative purposes, as well as, for managers, to coordinate such processes from an institutional perspective. The training of educators in Agroecology, carried out with the MST and based on popular knowledge and praxis, was presented as a fundamental aspect for the consolidation of the curricular insertion of Agroecology in the territory.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMSTpor
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleInserção curricular da Agroecologia no município de Santa Cruz Cabrália, Bahia: desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativeCurricular insertion of agroecology in the municipality of Santa Cruz Cabralia, Bahia: challenges and possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Duval, Henrique Carmona
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1127516712972199por
dc.contributor.advisor-co1Costa-Pinto, Alessandra Buonavoglia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2365706051026225por
dc.description.resumoOrientada por uma perspectiva holística e decolonial, essa dissertação investigou como se deu o processo de inserção curricular da Agroecologia nas escolas do campo da rede municipal do município de Santa Cruz Cabrália/BA, seus desafios, os primeiros passos dados e as possibilidades e potencialidades desse acontecimento. Para isso, foi importante destacar conceitos como o da Educação Ambiental Crítica, da Educação Popular e da Educação do Campo; a transição para Sociedades Sustentáveis; e os princípios culturais, sociais e éticos envolvidos na própria Agroecologia enquanto ciência e prática. O uso da metodologia do estudo de caso, da observação participante e de entrevistas semiestruturadas foram importantes para compreender quais os atores que propuseram a inserção curricular da Agroecologia no município, como isso ocorreu e se o processo está se dando de forma a atender as necessidades e os quereres dos diferentes campesinatos que compõem a realidade de Cabrália. Os maiores desafios identificados são envolver as populações na construção de processos educativos, condizentes com as próprias realidades e com propósitos críticos, solidários e transformadores, bem como, para os gestores, coordenar tais processos desde uma perspectiva institucional. A formação de educadoras em Agroecologia, feita junto ao MST e a partir do conhecimento popular e da práxis apresentou-se como aspecto fundamental para a consolidação da inserção curricular da Agroecologia no território.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA AGRARIApor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5965392673650808por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0006-6772-4910por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5791-7579por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5711-5453por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil