dc.contributor.author | Yamaguti, Mateus Xavier | |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T15:04:30Z | eng |
dc.date.available | 2024-07-24T15:04:30Z | eng |
dc.date.issued | 2024-07-04 | eng |
dc.identifier.citation | YAMAGUTI, Mateus Xavier. Ensino de física potencializado pela aprendizagem da linguagem de programação python: uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20228. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20228 | por |
dc.description.abstract | Understanding the need to renew current physics teaching, with the use of innovative strategies such as the use of digital resources, this qualitative and exploratory research seeks to discuss the potential that the Python programming language has in teaching Physics combined with methodology of teaching the Three Pedagogical Moments (3PM). For this, the Case Study research methodology was used, applied to a group of high school students from a public school in the interior of the state of São Paulo during the after-school shift remotely. To make this research possible, the research professor developed digital teaching materials and resources with the aim of enhancing teaching, and also achieving the development of Scientific Literacy and Technology (SLT) in students, relating the concepts of Physics and programming language Python, supported by 3PM. From the content analysis of the data constituted in the research, it was possible to establish three categories, signs of learning in Physics and/or programming, problematization and/or application of the subjects covered in class and indications of potential or limitations of teaching Physics with programming. Finally, these categories revealed that there are potentialities such as promoting the understanding of physical concepts and visualization of their phenomena. However, there is still a need to create resources and strategies that minimize the initial impact of the programming language and promote greater affinity with the student audience. | eng |
dc.description.sponsorship | Outra | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguagem de programação Python | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Três momentos pedagógicos | por |
dc.subject | Python programming language | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject | Three pedagogical moments | eng |
dc.title | Ensino de física potencializado pela aprendizagem da linguagem de programação python: uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos | por |
dc.title.alternative | Physics teaching enhanced by learning the Python programming language: a didactic sequence based on three pedagogical moments | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho Neto, João Teles de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8622059450756991 | por |
dc.description.resumo | Entendendo a necessidade da renovação do ensino de Física atual, com a utilização de estratégias inovadoras como a utilização de recursos digitais, esta pesquisa de cunho qualitativo e exploratório busca discutir quais as potencialidades que a linguagem de programação Python possui no ensino de Física aliada à metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Para isso foi utilizada a metodologia de pesquisa de estudo de caso, aplicada em grupo de alunos do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo no contraturno escolar de forma remota. Para tornar essa pesquisa possível, o professor pesquisador desenvolveu materiais e recursos didáticos digitais com o objetivo de potencializar o ensino e, também, alcançar o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnologia (ACT) dos alunos, relacionando os conceitos de Física e da linguagem de programação Python, sustentada pelos 3MP. A partir da análise de conteúdo dos dados constituídos na pesquisa foi possível estabelecer três categorias, indícios de aprendizagem em Física e/ou programação, problematização e/ou aplicação dos assuntos abordados em aula e indicativos de potencialidade ou limitação do ensino de Física com programação. Por fim, essas categorias revelaram que existem potencialidades como a promoção da compreensão dos conceitos físicos e visualização de seus fenômenos. Todavia, ainda há necessidade de criar recursos e estratégias que minimizem o impacto inicial da linguagem de programação e promovam maior afinidade com o público estudantil. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1517475645301874 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-9149-8876 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-7917-2478 | por |