Show simple item record

dc.contributor.authorYamaguti, Mateus Xavier
dc.date.accessioned2024-07-24T15:04:30Zeng
dc.date.available2024-07-24T15:04:30Zeng
dc.date.issued2024-07-04eng
dc.identifier.citationYAMAGUTI, Mateus Xavier. Ensino de física potencializado pela aprendizagem da linguagem de programação python: uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20228.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20228por
dc.description.abstractUnderstanding the need to renew current physics teaching, with the use of innovative strategies such as the use of digital resources, this qualitative and exploratory research seeks to discuss the potential that the Python programming language has in teaching Physics combined with methodology of teaching the Three Pedagogical Moments (3PM). For this, the Case Study research methodology was used, applied to a group of high school students from a public school in the interior of the state of São Paulo during the after-school shift remotely. To make this research possible, the research professor developed digital teaching materials and resources with the aim of enhancing teaching, and also achieving the development of Scientific Literacy and Technology (SLT) in students, relating the concepts of Physics and programming language Python, supported by 3PM. From the content analysis of the data constituted in the research, it was possible to establish three categories, signs of learning in Physics and/or programming, problematization and/or application of the subjects covered in class and indications of potential or limitations of teaching Physics with programming. Finally, these categories revealed that there are potentialities such as promoting the understanding of physical concepts and visualization of their phenomena. However, there is still a need to create resources and strategies that minimize the initial impact of the programming language and promote greater affinity with the student audience.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem de programação Pythonpor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectTrês momentos pedagógicospor
dc.subjectPython programming languageeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectThree pedagogical momentseng
dc.titleEnsino de física potencializado pela aprendizagem da linguagem de programação python: uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicospor
dc.title.alternativePhysics teaching enhanced by learning the Python programming language: a didactic sequence based on three pedagogical momentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho Neto, João Teles de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622059450756991por
dc.description.resumoEntendendo a necessidade da renovação do ensino de Física atual, com a utilização de estratégias inovadoras como a utilização de recursos digitais, esta pesquisa de cunho qualitativo e exploratório busca discutir quais as potencialidades que a linguagem de programação Python possui no ensino de Física aliada à metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Para isso foi utilizada a metodologia de pesquisa de estudo de caso, aplicada em grupo de alunos do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo no contraturno escolar de forma remota. Para tornar essa pesquisa possível, o professor pesquisador desenvolveu materiais e recursos didáticos digitais com o objetivo de potencializar o ensino e, também, alcançar o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnologia (ACT) dos alunos, relacionando os conceitos de Física e da linguagem de programação Python, sustentada pelos 3MP. A partir da análise de conteúdo dos dados constituídos na pesquisa foi possível estabelecer três categorias, indícios de aprendizagem em Física e/ou programação, problematização e/ou aplicação dos assuntos abordados em aula e indicativos de potencialidade ou limitação do ensino de Física com programação. Por fim, essas categorias revelaram que existem potencialidades como a promoção da compreensão dos conceitos físicos e visualização de seus fenômenos. Todavia, ainda há necessidade de criar recursos e estratégias que minimizem o impacto inicial da linguagem de programação e promovam maior afinidade com o público estudantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1517475645301874por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9149-8876por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7917-2478por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil