Mostrar el registro sencillo del ítem
Altas habilidades ou superdotação: indicação na educação superior
dc.contributor.author | Lafaiette, Heloisa de Lima | |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T12:46:39Z | |
dc.date.available | 2024-07-26T12:46:39Z | |
dc.date.issued | 2024-05-16 | |
dc.identifier.citation | LAFAIETTE, Heloisa de Lima. Altas habilidades ou superdotação: indicação na educação superior. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20251. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20251 | |
dc.description.abstract | The 2022 Census of Higher Education indicates a total of 9,444,116 students enrollments, of which only 2,969 are registered as Gifted. Based on this, the general aim of the research was to identify Gifted students in a graduating class at a public university in the state of São Paulo. It was a descriptive and qualitative study. Eight (8) students and eight (8) people were nominated by them as second sources and agreed to take part in the study, summing up sixteen (16) participants. The instruments used for this purpose were: Questionnaire for Identifying Indicators of High Ability/Giftedness in Adults (QIIAHSD - Adults) and Questionnaire for Identifying Indicators of High Ability/Giftedness in Adults (QIIAHSD - Adults - Second Source). The results pointed out that, among the eight participating students, three (3) were indicated with giftedness; confirmed by their respective second sources. The most frequent characteristics presented were: creativity, problem solving and leadership. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Altas habilidades ou superdotação | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Giftedness | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | Altas habilidades ou superdotação: indicação na educação superior | por |
dc.title.alternative | Giftedness: appointment in higher education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Rangni, Rosemeire de Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6399149504309769 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Koga, Fabiana Oliveira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2374819863188673 | por |
dc.description.resumo | O censo de 2022 da Educação Superior indica um total de 9.444.116 matrículas de estudantes, das quais somente 2.969 são registrados com Altas Habilidades ou superdotação. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa foi indicar estudantes com Altas Habilidades ou superdotação em uma turma de um curso de licenciatura de uma universidade pública do estado de São Paulo. Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa. Aceitaram participar do estudo oito (8) estudantes e oito (8) pessoas indicadas por eles, nomeadas como segundas fontes, perfazendo um total de dezesseis (16) participantes. Os instrumentos aplicados para esse fim foram: Questionário para Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação Adultos (QIIAHSD – Adultos) e Questionário para Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação Adultos (QIIAHSD – Adultos – Segunda Fonte). Os resultados apontaram que, entre os oito estudantes participantes, três (3) foram indicados com AHSD; confirmados por suas respectivas segundas fontes. As características mais frequentes apresentadas foram: criatividade, resolução de problemas e liderança. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5929243968171745 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0001-6196-7982 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-8752-9745 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-4646-1537 | por |