Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPoranga, Bianca Natália
dc.date.accessioned2024-08-05T23:01:26Z
dc.date.available2024-08-05T23:01:26Z
dc.date.issued2022-04-27
dc.identifier.citationPORANGA, Bianca Natália. Concepções acerca do tema “Nutrição saudável e sustentável" em livros didáticos no ensino de ciências sob a ótica da pedagogia libertadora. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20296.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20296
dc.description.abstractThe theme "healthy and sustainable nutrition" is relevant in society when we investigate the various nuances that cover this multifaceted theme, which can range from an approach more traditionally addressed in the literature, with emphasis on the importance of nutrients for the maintenance of health and life, but which touches on many other aspects, such as the reasons for maintaining the population's hunger, work relations, cultural relations, food distribution policies, agricultural and livestock production, economy and environment. However, the topic is not always treated so comprehensively in science teaching. Textbooks, in turn, carry this problem with them, since they are tools of discourse about the school curriculum, which always brings intentions as it is a product of the historical process of humanity; in the case of Brazil, the curriculum has a colonial origin and the history of the textbook has a neoliberal origin. Thus, science books from the Araribá Mais collection were analyzed according to the liberating pedagogy to verify if they are in accordance with a critical teaching of healthy nutrition. Liberating pedagogy, in turn, conceptualizes critical education based on the unveiling and transformation of the reality experienced by human beings. The methodology used was, therefore, qualitative through documental analysis of textbooks, based on liberating pedagogy as a theoretical source with the categories of analysis: does the content of the books consider the reality of the student? Does the text used include a broad view of the world and society? It is concluded that the books are little aligned with the categories presented, flirting, mainly with a broader view of the world at various times, but with little depth in the issues raised, and with rare mentions of the reality of the student, thus bringing little criticism.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNutriçãopor
dc.subjectPedagogia Libertadorapor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectNutritioneng
dc.subjectLiberating Pedagogyeng
dc.subjectDidatic Bookseng
dc.titleConcepções acerca do tema “Nutrição saudável e sustentável" em livros didáticos no ensino de ciências sob a ótica da pedagogia libertadorapor
dc.title.alternativeConceptions on the topic of 'Healthy and Sustainable Nutrition" in Textbooks in Science Teaching from the Perspective of Liberating Pedagogyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO tema “nutrição saudável e sustentável” se mostra relevante na sociedade quando investigamos as diversas nuances que abrangem essa temática multifacetada, que pode ir desde uma abordagem mais tradicionalmente abordada na literatura, com ênfase na importância dos nutrientes para a manutenção da saúde e da vida, mas que tange muitos outros aspectos, como as os motivos de manutenção da fome das populações, relações de trabalho, relações culturais, políticas de distribuição de alimentos, produção agrícola e pecuária, economia e meio-ambiente. Entretanto, nem sempre o tema é tratado de forma tão abrangente no ensino de ciências. Os livros didáticos, por sua vez, carregam essa problemática consigo, uma vez que são ferramentas de discurso acerca do currículo escolar, que sempre traz intencionalidades por ser um produto do processo histórico da humanidade; no caso do Brasil, o currículo possui origem colonial e a história do livro didático possui origem neoliberal. Assim, livros de ciências da coleção Araribá Mais foram analisados de acordo com a pedagogia libertadora para se verificar se estão de acordo com um ensino crítico de uma nutrição saudável. A pedagogia libertadora, por sua vez, conceitua educação crítica com base no desvelamento e a transformação da realidade vivida pelos seres humanos. A metodologia utilizada foi, então, qualitativa por meio de análise documental dos livros didáticos, baseando da pedagogia libertadora como fonte teórica com as categorias de análise: o conteúdo dos livros considera a realidade do educando? O texto utilizado contempla uma visão ampla de mundo e sociedade? Conclui-se que os livros pouco estão alinhados com as categorias apresentadas, flertando, principalmente com uma visão mais ampla de mundo em vários momentos, mas com pouco aprofundamentos nas questões trazidas, e com raras menções à realidade do educando, trazendo então pouca criticidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1105353083202764por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil