dc.contributor.author | Silva-Atikum, Josineide Jacilda da | |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T15:42:04Z | |
dc.date.available | 2024-09-02T15:42:04Z | |
dc.date.issued | 2024-01-29 | |
dc.identifier.citation | SILVA-ATIKUM, Josineide Jacilda da. Estudantes indígenas com deficiência na educação superior brasileira: revisão sistemática (2019 a 2023). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20454. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20454 | |
dc.description.abstract | The present work presents the indigenous theme related to special education, thus expanding research on this topic, since there is not much work carried out in the area, which makes it difficult to find documents that provide some of the subject covered. This justifies the importance and relevance of this study in a country in which, according to IBGE data, the indigenous population exceeded 1.6 million people in 2022, being present in 86.7% of Brazilian municipalities, with many ) of them, people with disabilities who often do not have their rights enforced. The objective of this work is to identify the focus of Brazilian academic productions on indigenous students with disabilities in Higher Education, from 2019 to 2023. Based on the 2019 higher education census, on this public's access to federal institutions, and review of literature regarding the presence of indigenous students with disabilities in higher education, the present work verified publications in the SciELO, CAPES and BDTD databases. The results showed that despite the access and permanence policies, they in themselves do not guarantee the right of these students to higher education, thus opening the debate to the absence of students in this space, mainly due to the fact that the review showed a total of zero results on the presence of these students. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Indígenas | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Indigenous | eng |
dc.subject | Disability | eng |
dc.title | Estudantes indígenas com deficiência na educação superior brasileira: revisão sistemática (2019 a 2023) | por |
dc.title.alternative | Indigenous students with disabilities in higher education brazilian: systematic review (2019 to 2023) | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Orlando, Rosimeire Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Corsi, Adriana Maria | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5553922167803121 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a temática indígena relacionada à educação
especial, expandindo assim a pesquisa sobre este tema, visto que, não há muitos
trabalhos realizados na área, o que gera dificuldade para se encontrar documentos
que tragam um pouco do assunto abordado. Justifica-se assim a importância e
relevância deste estudo em um país no qual, segundo os dados do IBGE, a
população indígena superou 1,6 milhões de pessoas em 2022, estando presentes
em 86,7% dos municípios brasileiros, sendo muito(as) deles(as), pessoas com
deficiência que muitas vezes não tem os direitos efetivados. O objetivo desse
trabalho é identificar o foco das produções acadêmicas brasileiras sobre estudantes
indígenas com deficiência na Educação Superior, no período de 2019 a 2023. Com
base censo da educação superior do ano 2019, sobre o acesso desse público a
instituições federais, e revisão da literatura em relação a presença de estudantes
indígenas com deficiência na educação superior, o presente trabalho verificou as
publicações nas bases de dados SciELO, CAPES e BDTD. Os resultados
mostraram que apesar das políticas de acesso e permanência, elas por si não
garantem o direito desses alunos na educação superior, abrindo assim o debate
para a ausência dos estudantes nesse espaço, principalmente pelo fato da revisão
ter mostrado um total de zero resultados sobre a presença desses estudantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6740924428921187 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-0990-6146 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0990-6146 | por |