Show simple item record

dc.contributor.authorCriminazzo, Mariana Aparecida Mesquita
dc.date.accessioned2024-09-05T18:23:48Zeng
dc.date.available2024-09-05T18:23:48Zeng
dc.date.issued2024-08-09eng
dc.identifier.citationCRIMINAZZO, Mariana Aparecida Mesquita. Professores do Atendimento Educacional Especializado em atividade de ensino do conceito de número: uma perspectiva a partir da Teoria da Atividade.. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20478.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20478por
dc.description.abstractThe aim of this research was to investigate how Specialized Educational Assistance (SEA) teachers organize their teaching so that students appropriate the concept of number. Specifically, based on the answers to a questionnaire and a fictitious case it aimed to develop, apply and evaluate a training proposal for these teachers, based on the assumptions of the Teaching Guiding Activity (TGA), whose elements are referenced in Leontiev's Activity Theory. In this way, we were able to verify, using some categories of Dialectical Historical Materialism and Cultural-Historical Theory, how the theoretical and practical contributions influenced the transformation and appropriation of the teachers' conceptual thinking. The data suggests that the teachers' knowledge was related to the external links of the concept, by proposing activities primarily focused on tracing the numbers and recognizing the graphic symbol associated with the quantities, which also revealed a lack of conceptual knowledge. The analyses showed that this research played its part in contributing to, if not breaking with practices based on the hegemonic knowledge of formal logic, at least raising important questions about the intentional organization of the teaching of the concept of number, because by knowing the logical-historical movement of this concept, it is possible to reveal what formal logic strives to hide. In addition, the data presented in this study shows us the urgent need for this type of knowledge on the part of education professionals, as well as a greater depth in the appropriation of some of the concept's links, such as Grouping, Base of the Decimal Numbering System and Positional Value.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopor
dc.subjectTeoria da Atividadepor
dc.subjectMovimento lógico-históricopor
dc.subjectConceito de númeropor
dc.subjectSpecialized Educational Assistanceeng
dc.subjectActivity Theoryeng
dc.subjectLogical-historical movementeng
dc.subjectNumber concepteng
dc.titleProfessores do Atendimento Educacional Especializado em atividade de ensino do conceito de número: uma perspectiva a partir da Teoria da Atividade.por
dc.title.alternativeSpecialized Educational Assistance teachers teaching the concept of number: a perspective from Activity Theory.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lozano, Daniele
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775248941851933por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de investigar como as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) organizam o ensino para que os estudantes se apropriem do conceito de número. Em específico, pretendeu a partir das respostas a um questionário e caso fictício, elaborar, aplicar e avaliar uma proposta de formação para as referidas professoras, tendo como embasamento os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), que tem seus elementos referendados na Teoria da Atividade de Leontiev. Assim, pudemos verificar, fazendo uso de algumas categorias do Materialismo Histórico Dialético e da própria Teoria Histórico-Cultural, de que modo as contribuições teóricas e práticas influenciaram na transformação e apropriação do pensamento conceitual das professoras. Os dados sugerem que o conhecimento das professoras estava relacionado aos nexos externos do conceito, ao propor atividades prioritariamente voltadas ao traçado dos algarismos e reconhecimento do símbolo gráfico associado às quantidades, o que também explicitou desconhecimento conceitual. As análises demonstraram que esta pesquisa teve o seu papel na contribuição de, se não romper com as práticas baseadas no conhecimento hegemônico da lógica formal, ao menos levantar questionamentos importantes sobre a organização intencional do ensino do conceito de número, pois, conhecendo o movimento lógico-histórico desse conceito, é possível revelar o que a lógica formal se empenha em ocultar. Ademais, os dados apresentados neste estudo nos evidenciam a necessidade premente desse tipo de conhecimento por parte dos profissionais da educação, assim como um maior aprofundamento na apropriação de alguns elos do conceito, como o Agrupamento, Base do Sistema de Numeração Decimal e Valor Posicional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3009227821659794por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-1457-3478por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2379-5403por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil