Show simple item record

dc.contributor.authorManzine, Bárbara
dc.date.accessioned2024-09-23T16:53:01Z
dc.date.available2024-09-23T16:53:01Z
dc.date.issued2024-09-03
dc.identifier.citationMANZINE, Bárbara. A relação entre narrador e narratário em "Romeu e Julieta", de Ruth Rocha, e "O gato malhado e a andorinha sinhá: uma história de amor", de Jorge Amado: uma análise comparativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20623.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20623
dc.description.abstractThe main focus of this research is to analyse the relationship between narrator and narratee in Romeu e Julieta (1969), by Ruth Rocha, and O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor (1976), by Jorge Amado, and to discuss how this relationship relates to and acts in the characterization of these narratives as children's books. For that, a study was made of these two narrative elements, based on the foundations and typologies created by Gérard Genette and Gerald Prince, complemented by the considerations of other literary theorists such as Wayne Booth, Morten Nøjgaard and Franz Karl Stanzel, so that an analysis could then be made of the narrator and narratee in each book, as well as the relationship between them, seeking to compare how it was constructed. Since they have the same central theme, the prohibition of a relationship between two beings with differences between them, established due to social conventions, it was possible to make a comparative analysis between the works to analyze similarities and differences in some narrative aspects, in addition to the narrator and narratee, as well as to investigate the existence of other elements that justify their classification as children's, using as a basis the parameters found in O que é literatura infantil? (2010), by Ligia Cademartori, and Crítica, teoria e literatura infantil (2015), by Peter Hunt. From this, it can be seen that adequate addressing is an important parameter for a children's work to be adjectivized as such. During the analysis, especially of the elements mentioned, and of the comparisons made between the books of Ruth Rocha and Jorge Amado, it was possible to conclude which of them better meets this main parameter, and consequently is better suited to today's standards for receiving the children's adjective.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarradorpor
dc.subjectNarratáriopor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectRuth Rochapor
dc.subjectJorge Amadopor
dc.titleA relação entre narrador e narratário em "Romeu e Julieta", de Ruth Rocha, e "O gato malhado e a andorinha sinhá: uma história de amor", de Jorge Amado: uma análise comparativapor
dc.title.alternativeThe relationship between narrator and narrator in "Romeu e Julieta", by Ruth Rocha, and "O gato malhado e a andorinha sinhá: uma história de amor", by Jorge Amado: a comparative analysiseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Bignotto, Cilza Carla
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7785868540823502por
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal foco analisar a relação entre narrador e narratário nas obras Romeu e Julieta (1969), de Ruth Rocha, e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor (1976), de Jorge Amado e, por meio disso, construir uma discussão de como essa relação se relaciona e atua na caracterização dessas obras como infantis. Para isso, foi feito um estudo desses dois elementos narrativos, tendo como base fundamentos e tipologias criadas por Gérard Genette e Gerald Prince, complementado pelas considerações de outros teóricos literários como Wayne Booth, Morten Nøjgaard e Franz Karl Stanzel, para que fosse feita então a análise do narrador e narratário em cada obra, bem como da relação entre eles, buscando comparar como foi construída. Por terem o mesmo tema central, ou seja, a proibição de relacionamento entre dois seres com diferenças entre si, estabelecidas devido a convenções sociais, foi possível fazer uma análise comparativa entre as obras para analisar semelhanças e diferenças em alguns aspectos narrativos, para além do narrador e narratário, assim como investigar a existência de outros elementos que justificam a classificação delas como infantis, usando como fundamento os parâmetros encontrados em O que é literatura infantil? (2010), de Ligia Cademartori, e Crítica, teoria e literatura infantil (2015), de Peter Hunt. A partir disso, percebe-se que o endereçamento adequado é um parâmetro importante para uma obra infantil ser adjetivada como tal. Durante a análise, em especial dos elementos mencionados e das comparações feitas entre as obras de Ruth Rocha e Jorge Amado, foi possível concluir qual delas atende melhor a este parâmetro principal e, consequentemente, está mais adequada aos padrões existentes hoje para receber o adjetivo infantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7785868540823502por
dc.publisher.courseLetras - Espanhol - LLEpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil