Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPinto, Milena Maria
dc.date.accessioned2024-09-30T18:16:56Z
dc.date.available2024-09-30T18:16:56Z
dc.date.issued2018-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20701
dc.description.abstractThis research aims to understand the process of sign language development by deaf children through play and games in early childhood education. The research will use video recordings made over a period of six months in order to analyze children at play. The interaction between the children, the way and when they use sign language to communicate, the presence of language during play, and the way the teacher conducts the activities will be observed. The participants are children from Early Childhood Education, a public school in the interior of São Paulo, which has a Bilingual Education Program for the deaf, whose proposal is to provide Brazilian Sign Language – Libras as their first language throughout their school career. The interest in the topic arises from the realization of the importance of language in human development and, specifically, in the acquisition of language by deaf children. It is extremely important for deaf people to have the opportunity, from an early age, to have contact with sign language, just as hearing people have with the Portuguese language. Play was a reference aspect in the research because it is the basis of children's activities, learning and first school contacts. The episodes of interest were selected, cut out and transcribed; the analyses and discussions of the results are supported by Vygotsky's assumptions, as well as by authors in the field of deafness. The results indicate that when play occurs more naturally and according to the children's wishes, the language also emerges in a more natural and fluid way, without configuring a "class" in Libras. The data also point to the need for reflection on pedagogical practices that are more appropriate for the proposed age group, as well as the development of a curriculum for the development of Libras.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectContexto bilínguepor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectBilingual contexteng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectPlayeng
dc.subjectLibraseng
dc.titleAquisição da língua de sinais através de jogos e brincadeiraspor
dc.title.alternativeAcquisition of sign language through games and playeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende compreender o processo de desenvolvimento da língua de sinais por crianças surdas por meio de brincadeiras e jogos, na educação infantil. A pesquisa utilizará de videogravações realizadas durante o período de seis meses a fim de analisar crianças no momento do brincar. Será observada a interação entre as crianças, a forma e o momento em que utilizam a língua de sinais para se comunicar, a presença da língua durante a brincadeira, a forma como o professor conduz as atividades. Os participantes são crianças da Educação Infantil, de uma escola pública do interior de São Paulo, que possui um Programa de Educação Bilíngue para surdos, cuja proposta é proporcionar a Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua durante toda sua trajetória escolar. O interesse pelo tema surge da constatação da importância da linguagem no desenvolvimento humano e, especificamente, na aquisição da língua por crianças surdas. É de extrema relevância os surdos terem oportunidade, desde pequenos, de contato com a língua de sinais, assim como ouvintes têm com a língua portuguesa. A brincadeira foi aspecto de referência na pesquisa por ser a base das atividades infantis, do aprendizado e dos primeiros contatos escolares. Os episódios de interesse foram selecionados, recortados e transcritos; as análises e discussões dos resultados estão amparadas nos pressupostos de Vygotsky, bem como por autores da área da surdez. Os resultados indicam que quando a brincadeira se dá de forma mais natural e de acordo com o desejo das crianças, a língua também emerge de maneira mais natural e fluida, sem configurar uma “aula” de Libras. Os dados também apontam para a necessidade de reflexão sobre práticas pedagógicas mais adequadas à faixa etária proposta, bem como a elaboração de um currículo para o desenvolvimento da Libras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4207519162784448por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil