dc.contributor.author | Albino, Iara Cristina de Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T22:55:54Z | |
dc.date.available | 2024-10-30T22:55:54Z | |
dc.date.issued | 2024-02-06 | |
dc.identifier.citation | ALBINO, Iara Cristina de Souza. Explorando equações algébricas com materiais didáticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20919. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20919 | |
dc.description.abstract | A present work aimed to explore the potential of the Golden Material, along with mention of other didactic materials, as a resource for teaching and solving first, second, and third-degree equations through a literature review. The research focuses on analyzing existing studies and approaches that explore the use of these materials in teaching these mathematical equations. Despite the discussion on other didactic materials, it is important to emphasize that the main focus of practical application in the school was exclusively on the Golden Material. This was introduced in a school environment, specifically focusing on second-degree equations, with the aim of understanding how students would react to this method. The main objective is to analyze how the Golden Material can contribute to a better understanding of the concepts involved, favoring the development of logical reasoning and promoting a more grounded learning experience for students. By exploring relevant bibliographic sources, this study seeks to provide elements to enhance educational practices related to teaching first, second, and third-degree equations, enriching the teaching-learning process in the field of mathematics. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Equações algébricas | por |
dc.subject | Material dourado | por |
dc.subject | Didactic resource | eng |
dc.subject | Algebraic equations | eng |
dc.subject | Golden material | eng |
dc.title | Explorando equações algébricas com materiais didáticos | por |
dc.title.alternative | Exploring algebraic equations with educational materials | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito investigar o potencial do material dourado, com menção também a outros materiais didáticos, como recurso para o ensino e resolução de equações de primeiro, segundo e terceiro graus, mediante uma revisão bibliográfica. A pesquisa concentra-se na análise de estudos e abordagens existentes que exploram o uso desses materiais no ensino dessas equações matemáticas. Apesar da discussão sobre outros materiais didáticos, é importante ressaltar que o foco principal da aplicação prática na escola foi exclusivamente no material dourado. Esse foi introduzido em um ambiente escolar, focalizando especificamente as equações de segundo grau, com o intuito de compreender como os alunos reagiriam a esse método. O objetivo principal é analisar como o material dourado pode contribuir para uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e promovendo uma aprendizagem mais embasada para os alunos. Ao explorar as fontes bibliográficas relevantes, este trabalho busca oferecer elementos para aprimorar as práticas educacionais relacionadas ao ensino das equações de primeiro, segundo e terceiro graus, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem no campo da matemática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Matemática - MN | por |