Show simple item record

dc.contributor.authorLopes, Wiama de Jesus Freitas
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:48Z
dc.date.available2013-04-05
dc.date.available2016-06-02T19:35:48Z
dc.date.issued2013-02-22
dc.identifier.citationLOPES, Wiama de Jesus Freitas. Profissionalidade docente na educação do campo. 2013. 257 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2295
dc.description.abstractThis thesis entitled "Professionalism in Teacher Rural Education analyzes the process of formation of the teaching profession of educators in the field of Breves riversidemultigrade classes on the island of Marajó, state of Pará, through the subject matter of teaching based on its implications professional educators in in rural areas in multigrade classesriverside. This involved the following research question: For what reasons and educational practices that constitute the teaching profession of educators from the field in multigrade classes riverside? This, from the perspective of the discussion of knowledge base, while professional competence of professionalism that transcends the domain of skills and techniques and emerges from the interaction between moral obligation and commitment to the community where the school is; professional development of teaching from the standpoint of studies of Rural Education. This study was conducted under the framework of investigative historical and dialectical materialism and the contour ethnographic research in order to characterize the work in the multigrade teaching riparian profiles and attitudes of educators teaching intervention in the schooling process, institutional contribution to the teachers in the field and some aspects of community organization with respect to the structuring of schooling processes and dynamics of human development in rural areas.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectProfissionalidade docentepor
dc.subjectEscolas multisseriadas do campopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectKnowledge baseseng
dc.subjectTeaching professioneng
dc.subjectMultigrade classeseng
dc.subjectRural Educationeng
dc.titleProfissionalidade docente na educação do campopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Bezerra Neto, Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoEsta tese intitulada Profissionalidade docente na Educação do Campo objetiva analisar o processo de constituição da profissionalidade docente de educadores do campo em turmas multisseriadas ribeirinhas de Breves, na ilha de Marajó, estado do Pará. Tem seu objeto de estudo na ação educativa em escolas multisseriadas e suas implicações no desenvolvimento profissional da docência de educadores do campo. Para tanto, contou com a seguinte questão de pesquisa: Por quais fundamentos e práticas educativas se constitui a profissionalidade docente de educadores do campo em turmas multisseriadas ribeirinhas? Isto, tendo em vista que a profissionalidade enquanto competência profissional no campo, transcende o domínio de habilidades e técnicas e emerge a partir da interação entre o compromisso político, para com a competência técnica e o domínio científico, junto às comunidades em que estão sediadas as escolas em que trabalham os docentes da Educação do Campo. Este estudo se desenvolveu sob a perspectiva de análise do materialismo histórico-dialético e da pesquisa de contorno etnográfico em função da necessária análise e da caracterização dos trabalhos docentes na multissérie ribeirinha. Além de se investigar acerca dos perfis e posturas das intervenções didáticas deflagradas pelos educadores do campo em meio ao processo de escolarização no campo. O aporte institucional usufruído pelos docentes da Educação do Campo e as limitações e possibilidades de seus engajamentos na organização comunitária também foram observados e analisados neste trabalho. O que se deu em função da importância que possuem tais elementos na estruturação das práticas de escolarização e nas dinâmicas de formação humana que atravessam de modo central a constituição da profissionalidade docente na Educação do Campo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record