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dc.contributor.authorSilva, André Constantino da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:19Z
dc.date.available2007-07-06
dc.date.available2016-06-02T19:05:19Z
dc.date.issued2005-05-23
dc.identifier.citationSILVA, André Constantino da. Aplicabilidade de padrões de interação humano-computador e de engenharia de software no processo de desenvolvimento de sistemas interativos.. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/326
dc.description.abstractBoth Software Engineering (SE) and Human-Computer Interaction (HCI), two areas within Computer Science, propose process models, methods, techniques and tools for interactive systems development. However, those areas differ in their view of the task: while the SE main focus is the software product and its process, HCI focuses the interaction aspects between men and machine. However those areas are complementary, and there is a need of integrating the two views in the interactive systems development in a way to approach and treat, in a clear and defined way, interaction and implementation jointly. Motivated by that need, and the idea of increasing the developed systems quality, this work explores the concept of computational patterns in the support to the interactive systems development so that these are to a process model. Relationships between SE and HCI patterns are identified, thus promoting the integration of SE and HCI views.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteração homem-máquinapor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectSoftware de aplicaçãopor
dc.subjectInterfaces de usuáriospor
dc.subjectPadrões de softwarepor
dc.titleAplicabilidade de padrões de interação humano-computador e de engenharia de software no processo de desenvolvimento de sistemas interativos.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3por
dc.description.resumoTanto a área de Engenharia de Software (ES) quanto a área de Interação Humano-Computador (IHC), duas áreas dentro da Ciência da Computação, propõem modelos de processo, métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de sistemas interativos. Contudo, essas áreas diferem em sua visão em relação a tal tarefa, pois enquanto o foco principal da ES é o produto de software e seu processo, a IHC foca mais os aspectos de interação do homem com a máquina. No entanto, essas áreas são complementares e existe a necessidade de se integrarem as duas visões no desenvolvimento de sistemas interativos de modo que estes abordem e tratem, de maneira clara e definida, o projeto da interação e da implementação conjuntamente. Motivado por essa necessidade e pela idéia de aumentar a qualidade dos sistemas desenvolvidos, este trabalho explora o conceito de padrões computacionais no apoio ao desenvolvimento de sistemas interativos para que esses sejam aplicados nas etapas de um modelo de processo que considere os anseios de ambas as áreas. Através dos estudos realizados neste trabalho, relacionamentos entre padrões de ES e de IHC são identificados, permitindo elaborar um conjunto de padrões para desenvolvimento de sistemas, promovendo a integração das visões das áreas de ES e IHC.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P515578por


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