dc.contributor.author | Fernandes, Marcos Vinicius Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:02:57Z | |
dc.date.available | 2014-12-11 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:02:57Z | |
dc.date.issued | 2014-09-30 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Marcos Vinicius Ferreira. Métodos históricos utilizados para a resolução de uma equação do segundo grau. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4468 | |
dc.description.abstract | In this work we attempt to answer the question: Can the methods that great mathematicians have used for almost 4 thousand years of history be helpful in the learning process? With a few years of experience in 2nd degree equations, we realize that as soon as the students learn the popular and well-known Bháskara formula (continue...). | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática - história | por |
dc.subject | Equações de segundo grau | por |
dc.subject | Matemática - ensino | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Al-Khwarizmi | por |
dc.subject | History of mathematics | eng |
dc.subject | Second degree equation | eng |
dc.subject | Mathematics
teaching | eng |
dc.title | Métodos históricos utilizados para a resolução de uma equação do segundo grau | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho procuramos responder ao questionamento: Os métodos que grandes Matemáticos usaram no decorrer de quase 4 mil anos de história podem auxiliar no aprendizado? Com alguns anos de experiência no ensino de equações do 2º grau, percebemos que assim que os alunos aprendem a popularmente conhecida fórmula de Bháskara, , qualquer outro esforço no sentido de justificar ou discutir uma equação da forma , é feito em vão (continua...). | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4178170634113792 | por |