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dc.contributor.authorCardoso, Naiara Mangino
dc.date.accessioned2016-06-02T20:11:03Z
dc.date.available2014-02-19
dc.date.available2016-06-02T20:11:03Z
dc.date.issued2013-09-30
dc.identifier.citationCARDOSO, Naiara Mangino. O mal-estar em Guimarães Rosa - os empecilhos da cultura encenados nas famílias rosianas: a tragicidade da constituição cultural. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4723
dc.description.abstractEn este trabajo proponemos analizar tres cuentos de João Guimarães Rosa Sorôco, sua mãe, sua filha (1962), A terceira margem do rio (1962) y Meu tio o Iauaretê (1969) por medio de la teoría psicoanalítica. Las dos nociones principales que estructuraran nuestra lectura son: la cultura (Kultur), a partir de los estudios de Sigmund Freud (1930), y el significante, a través de los apuntes de Jacques Lacan (1957). Teniendo por base tales nociones pretendemos demostrar cómo en Rosa se arquitecta estéticamente la tragicidad de la constitución cultural (cf. Walnice Nogueira Galvão, 1978). La cultura (Kultur), establecida a partir de los tabúes que limitan la realización de los deseos humanos, causa malestar (Unbehagen). De este modo, el hombre crea una relación problemática con este universo lleno de privaciones fundamentadas en la Ley. Tal problemática es puesta en escena en estos tres cuentos rosianos de distintas maneras. Somos así, colocados delante del sentimiento de culpa oriundo de la instauración cultural (Freud, 1912-1913) , de la locura, y de la ilusión (Illusion) (cf. Freud, 1927) de un posible regreso a la Naturaleza tiempo mítico y místico de la plenitud del sujeto. Todo se pasa en el microcosmo de las relaciones familiares (padre e hijo en las márgenes del río, Sorôco, su madre y su hija, y el sobrino de Iauaretê), que se confrontan con las relaciones de parentesco (cf. Lévi-Strauss, 1949); o sea, prenderse en la familia perjudica la unión en la cultura (Kultur), que tiene por objetivo la supremacía de los lazos artificiales sociales en detrimento de las relaciones naturales (cf. Lévi-Strauss, 1949) familiares.spa
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967por
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectLacan Jacques, 1901-1981por
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939por
dc.subjectNatureza e Culturapor
dc.subjectSignificantepor
dc.subjectNaturaleza y Culturaspa
dc.titleO mal-estar em Guimarães Rosa - os empecilhos da cultura encenados nas famílias rosianas: a tragicidade da constituição culturalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves-Bezerra, Wilson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1602719736498812por
dc.description.resumoNeste nosso trabalho propomos analisar três contos de João Guimarães Rosa Sorôco, sua mãe, sua filha (1962), A terceira margem do rio (1962) e Meu tio o Iauaretê (1969) pelo viés da teoria psicanalítica. As duas principais noções que estruturarão nossa leitura são: a cultura (Kultur), a partir dos estudos de Sigmund Freud (1930), e o significante, por meio dos apontamentos de Jacques Lacan (1957). Tendo por base tais noções pretendemos mostrar como em Rosa se arquiteta esteticamente a tragicidade da constituição cultural (cf. Walnice Nogueira Galvão, 1978). A cultura (Kultur), firmada a partir de tabus que limitam a realização dos desejos humanos, causa mal-estar (Unbehagen). Deste modo, o homem acaba criando uma relação problemática com este universo repleto de privações fundamentadas na Lei. Tal problemática é encenada nestes três contos rosianos de diferentes maneiras. Somos assim, defrontados com o sentimento de culpa oriundo da instauração cultural (Freud, 1912-1913) , com a loucura, e com a ilusão (Illusion) (cf. Freud, 1927) de um possível retorno à Natureza tempo mítico e místico da completude do sujeito. Tudo se passa no microcosmo das relações familiares (pai e filho nas margens do rio, Sorôco, sua mãe e sua filha, e o sobrinho do Iauaretê), que vão de encontro às relações de parentesco (cf. Lévi-Strauss, 1949); ou seja, fechar-se na família prejudica a união na cultura (Kultur), que tem por intuito a supremacia dos laços artificiais sociais em detrimento das relações naturais (cf. Lévi-Strauss, 1949) familiares.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3951720136978245por


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