Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Reinaldo Donizete de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:21Z
dc.date.available2013-04-29
dc.date.available2016-06-02T20:29:21Z
dc.date.issued2013-03-21
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Reinaldo Donizete de. Utilização de mensagens criptografadas no ensino de matrizes. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5930
dc.description.abstractThe present work aims at showing the development and implementation of a Didactic Engineering on the use of encrypted messages in teaching matrices to students who are attending the second high school year at Esmeralda Soares Ferraz School in the City of Ourinhos-SP. This work begins with a question related to the discouragement and apathy of students in studying mathematics and suggests, taking the teaching of matrices through encrypted messages by transposition of letters, a different approach from those commonly applied, through which, the student eager to solve them, will get engaged and interested in learning, in a simple way, the concepts of matrices and transposed matrices, being protagonist of his/her search for knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatrizes (Matemática)por
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCriptografiapor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectMatriceseng
dc.subjectEncrypted Messageseng
dc.titleUtilização de mensagens criptografadas no ensino de matrizespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Márcio de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273672989988386por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo mostrar a elaboração e realização de uma Engenharia Didática sobre o uso de mensagens criptografadas no ensino de matrizes com alunos do 2o ano do Ensino Médio da Escola Esmeralda Soares Ferraz na Cidade de Ourinhos-SP. Esse trabalho inicia-se com um questionamento sobre o desânimo e a apatia dos alunos em estudar Matemática e sugere, abordando o ensino de matrizes através de mensagens criptografadas por transposição de letras, uma abordagem diferente daquela aplicada no cotidiano, através da qual, o aluno, no anseio de solucioná-las, se empenhe e se interesse em aprender de forma simples os conceitos de matrizes e matrizes transpostas, sendo protagonista de sua busca pelo conhecimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record