Show simple item record

dc.contributor.authorLuzetti, Fabiano Donizeti da Silva
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:22Z
dc.date.available2013-05-03
dc.date.available2016-06-02T20:29:22Z
dc.date.issued2013-04-15
dc.identifier.citationLUZETTI, Fabiano Donizeti da Silva. Figuras circulares : uma atividade envolvendo perímetro e área do círculo. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5934
dc.description.abstractThis study aims to report the results of a didactic and pedagogic research that uses a sequence of experimental and investigative work for the metric relations involving perimeter and area of a circle, a topic of extreme importance to basic education. This research, which was conducted in the footsteps of Didactic Engineering, occurred in two rooms of grade 8/9 years of Elementary School II of a public school in the state of São Paulo. The results indicate that the use of the proposed work can promote learning through lessons more enjoyable and participatory students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectPerímetropor
dc.subjectÁreas e volumespor
dc.subjectCírculopor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectAtividades na sala de aulapor
dc.subjectPerimetereng
dc.subjectAreaeng
dc.subjectCircleeng
dc.subjectEngineering Curriculumeng
dc.subjectActivitieseng
dc.titleFiguras circulares: uma atividade envolvendo perímetro e área do círculopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barros, Tomas Edson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5442017085057925por
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo relatar os resultados de uma investigação didático-pedagógica que utiliza uma sequência de atividades experimentais e investigativas, para trabalhar as relações métricas envolvendo perímetro e área do círculo, um tema de extrema importância para o ensino básico. Essa investigação, que foi conduzida seguindo os passos da Engenharia Didática, ocorreu em duas salas de 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. Os resultados indicam que a utilização desta proposta de trabalho pode favorecer a aprendizagem por meio de aulas mais prazerosas e participativas pelos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1398207268429362por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record