dc.contributor.author | Luzetti, Fabiano Donizeti da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:29:22Z | |
dc.date.available | 2013-05-03 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:29:22Z | |
dc.date.issued | 2013-04-15 | |
dc.identifier.citation | LUZETTI, Fabiano Donizeti da Silva. Figuras circulares : uma atividade envolvendo perímetro e área do círculo. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5934 | |
dc.description.abstract | This study aims to report the results of a didactic and pedagogic research that uses a sequence of experimental and investigative work for the metric relations involving perimeter and area of a circle, a topic of extreme importance to basic education. This research, which was conducted in the footsteps of Didactic Engineering, occurred in two rooms of grade 8/9 years of Elementary School II of a public school in the state of São Paulo. The results indicate that the use of the proposed work can promote learning through lessons more enjoyable and participatory students. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | por |
dc.subject | Perímetro | por |
dc.subject | Áreas e volumes | por |
dc.subject | Círculo | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.subject | Atividades na sala de aula | por |
dc.subject | Perimeter | eng |
dc.subject | Area | eng |
dc.subject | Circle | eng |
dc.subject | Engineering Curriculum | eng |
dc.subject | Activities | eng |
dc.title | Figuras circulares: uma atividade envolvendo perímetro e área do círculo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Tomas Edson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5442017085057925 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo relatar os resultados de uma investigação didático-pedagógica que utiliza uma sequência de atividades experimentais e investigativas, para trabalhar as relações métricas envolvendo perímetro e área do círculo, um tema de extrema importância para o ensino básico. Essa investigação, que foi conduzida seguindo os passos da Engenharia Didática, ocorreu em duas salas de 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. Os resultados indicam que a utilização desta proposta de trabalho pode favorecer a aprendizagem por meio de aulas mais prazerosas e participativas pelos alunos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1398207268429362 | por |