Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Meire Aparecida de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:29:25Z
dc.date.available2013-10-23
dc.date.available2016-06-02T20:29:25Z
dc.date.issued2013-08-23
dc.identifier.citationALMEIDA, Meire Aparecida de. Codificando o alfabeto por meio do sistema de numeração binário. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5953
dc.description.abstractThe main objective of this work is to report a didactic experience with activities different of the commonly used in school activities. Stands out the importance of linking the mathematical content with the daily affairs of the students. By observing the students' disinterest in learning math, the many questions about where they could use the knowledge learned in school in their everyday life, and by observing the difficulty that students often have in understanding the formation of a numbering system, we designed a work exploring the binary numbering system. As it is very present in the technologies, which we no longer can avoid, and for being a structured system like all others, differing only by the base used, he became the focus of the study. The binary numbering system was introduced to the students through practical activities that aroused the curiosity of them about the possibility of writing numbers and letters using only the digits 0 and 1.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectNumeraçãopor
dc.subjectSistema binário (Matemática)por
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectSistema de numeraçãopor
dc.subjectNúmeros bináriospor
dc.subjectNumber systemeng
dc.subjectBinary numberseng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectMathematicseng
dc.titleCodificando o alfabeto por meio do sistema de numeração bináriopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Grazielle Feliciani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368292206467565por
dc.description.resumoO objetivo central desse trabalho é relatar uma experiência didática com atividades diferentes das comumente utilizadas nas atividades escolares. Destaca-se a importância de relacionar os conteúdos matemáticos escolares com assuntos do cotidiano dos estudantes. Devido a observação do desinteresse dos alunos em aprender matemática, dos muitos questionamentos sobre onde poderiam usar o conhecimento aprendido na escola em seu cotidiano, além da observação da dificuldade que os alunos costumam apresentar no entendimento da formação de um sistema de numeração, foi elaborado um trabalho explorando o sistema de numeração binário. Como ele está muito presente nas tecnologias, das quais não temos mais como nos desvincular, e por ser um sistema estruturado como todos os outros, apenas diferenciando-se pela base utilizada, ele se tornou o foco do estudo. O sistema de numeração binário foi apresentado aos alunos por meio de atividades práticas que despertaram a curiosidade dos mesmos sobre a possibilidade de escrever números e letras usando apenas os algarismos 0 e 1.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2011261746875943por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record