dc.contributor.author | Tamião, Fabio Carlos Badanai | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:29:27Z | |
dc.date.available | 2014-12-17 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:29:27Z | |
dc.date.issued | 2014-08-21 | |
dc.identifier.citation | TAMIÃO, Fabio Carlos Badanai. Um novo olhar para a matemática financeira no ensino médio. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5966 | |
dc.description.abstract | The teaching of financial mathematics is of great importance in the basic education curriculum. The students are challenged all the time with everyday situations involving the concepts of interest, discounts, financing, among others. In this work, we present the idealization and implementation of a didactic sequence, grounded in the perspective of Didactic Engineering, targeting a significant learning of Financial Mathematics in High School, with contextualized problem situations, use of scientific calculator, spreadsheets and computer software. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | por |
dc.subject | Matemática financeira | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject | Financial mathematics | eng |
dc.subject | Technological resources | eng |
dc.title | Um novo olhar para a matemática financeira no ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Paulo Antônio Silvani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370219014539994 | por |
dc.description.resumo | O ensino da Matemática Financeira é de grande importância no currículo da Educação Básica. Os nossos alunos são desafiados o tempo todo com situações cotidianas envolvendo os conceitos de juros, descontos, financiamentos, entre outros. Neste trabalho, apresentamos a idealização e aplicação de uma sequência didática, embasada na ótica da Engenharia Didática, visando uma aprendizagem significativa da Matemática Financeira no Ensino Médio, com situações-problema contextualizadas, uso de calculadora científica, planilhas eletrônicas e softwares computacionais. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1980715038108898 | por |