Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma análise do ensino de proporcionalidade no ensino fundamental : realidade e perspectivas
dc.contributor.author | Silva, Davidson Moura Lopes | |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T19:08:26Z | |
dc.date.available | 2016-09-16T19:08:26Z | |
dc.date.issued | 2015-11-23 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Davidson Moura Lopes. Uma análise do ensino de proporcionalidade no ensino fundamental : realidade e perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7199. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7199 | |
dc.description.abstract | This work presents a new proposal of approach for proporcionality, whose focus is the Brazilian Elementary 7th grade student. This work is the record of a work of didactic engineeering that generated a sequence made by four didactic sessions. The main goal of this dissertation is to present ways for the student to determine, based on mathematical de_nitions, if two magnitudes are proportional and, in a_rmative case, if the relation is directly or inversely proportional. In order to do so, we propose the employment of a software called Geogebra as a teaching tool, to allow the integration with geometry, direct and inverse proportionality relations and practical experiments to assign a greater meaning to the presented content. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Proporcionalidade | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.subject | Geogebra | por |
dc.subject | Proportionality | eng |
dc.subject | Elementary education | eng |
dc.subject | Didactic engineering | eng |
dc.title | Uma análise do ensino de proporcionalidade no ensino fundamental : realidade e perspectivas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Tomas Edson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5442017085057925 | por |
dc.description.resumo | Nesse trabalho apresentamos uma nova proposta de abordagem do tema proporcionalidade, para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Este trabalho é o registro de uma Engenharia Didática que gerou uma sequência composta por quatro sessões didáticas. O foco do trabalho é apresentar meios para que o aluno determine, baseado nas de_nições matemáticas, se duas grandezas são proporcionais e, em caso positivo, se é uma relação de proporcionalidade direta ou inversa. Para tanto, propomos a utilização do software Geogebra como ferramenta de ensino, permitindo a integração com a geometria, grá_co das relações de proporcionalidade direta e inversa e experimento prático para dar maior signi_cado ao conteúdo apresentado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4153671674322010 | por |