Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Davidson Moura Lopes
dc.date.accessioned2016-09-16T19:08:26Z
dc.date.available2016-09-16T19:08:26Z
dc.date.issued2015-11-23
dc.identifier.citationSILVA, Davidson Moura Lopes. Uma análise do ensino de proporcionalidade no ensino fundamental : realidade e perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7199.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7199
dc.description.abstractThis work presents a new proposal of approach for proporcionality, whose focus is the Brazilian Elementary 7th grade student. This work is the record of a work of didactic engineeering that generated a sequence made by four didactic sessions. The main goal of this dissertation is to present ways for the student to determine, based on mathematical de_nitions, if two magnitudes are proportional and, in a_rmative case, if the relation is directly or inversely proportional. In order to do so, we propose the employment of a software called Geogebra as a teaching tool, to allow the integration with geometry, direct and inverse proportionality relations and practical experiments to assign a greater meaning to the presented content.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectProporcionalidadepor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectGeogebrapor
dc.subjectProportionalityeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectDidactic engineeringeng
dc.titleUma análise do ensino de proporcionalidade no ensino fundamental : realidade e perspectivaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barros, Tomas Edson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5442017085057925por
dc.description.resumoNesse trabalho apresentamos uma nova proposta de abordagem do tema proporcionalidade, para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Este trabalho é o registro de uma Engenharia Didática que gerou uma sequência composta por quatro sessões didáticas. O foco do trabalho é apresentar meios para que o aluno determine, baseado nas de_nições matemáticas, se duas grandezas são proporcionais e, em caso positivo, se é uma relação de proporcionalidade direta ou inversa. Para tanto, propomos a utilização do software Geogebra como ferramenta de ensino, permitindo a integração com a geometria, grá_co das relações de proporcionalidade direta e inversa e experimento prático para dar maior signi_cado ao conteúdo apresentado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4153671674322010por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record