Show simple item record

dc.contributor.authorCastro Junior, Waldir Claudio de
dc.date.accessioned2016-09-16T19:52:02Z
dc.date.available2016-09-16T19:52:02Z
dc.date.issued2015-08-21
dc.identifier.citationCASTRO JUNIOR, Waldir Claudio de. Criando mensagens secretas na escola básica utilizando a criptografia – RSA. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7234.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7234
dc.description.abstractCryptography is a fascinating topic, concerning the practical point of view, and it is useful to access bank accounts, e-mails and social networks. According to this perspective, this study aimed to show how simple it may be to make use of cryptography. It was proved, through the work performed, that it is possible for students from elementary and high school to encrypt and decrypt messages using R.S.A. Cryptography, which involves the concept of creating public keys and private keys for the encryption of messages. A simple but powerful activity on the utility view was assigned to show students from the 9th grade of elementary school and from the 1st and 2nd years of high school from a private school in São Paulo State how interesting and pleasurable the use of Mathematics can be. Such activities are not usually present in the traditional didactic materials. The theoretical tools, containing theorem and corollaries, as well as their demonstrations, which mathematically justify the validity of techniques and the algorithm used on R.S.A. Cryptography will be presented. The activities do not assume sophisticated prerequisites and can be applied in the classroom, in real situations, so that the students can appreciate the beauty of Mathematics.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectCriptografiapor
dc.subjectMatemática aplicadapor
dc.subjectR.S.A. cryptographyeng
dc.subjectPublic keyseng
dc.subjectPrivate keyseng
dc.subjectApplications of mathematics in teachingeng
dc.titleCriando mensagens secretas na escola básica utilizando a criptografia – RSApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050por
dc.description.resumoA criptografia é um assunto fascinante do ponto de vista prático; é útil para acessar contas bancárias, e-mails e redes sociais. Segundo esta perspectiva, esta dissertação baseou-se em mostrar o quão simples pode ser a utilização da criptografia. No trabalho realizado foi mostrado que é possível, para alunos do Ensino Fundamental e Médio, codificar e decifrar mensagens utilizando a criptografia - RSA, a qual envolve o conceito da criação de chaves públicas e chaves privadas para a codificação de mensagens. Uma atividade simples, porém importante do ponto de vista utilitário, foi aplicada para mostrar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de uma escola particular do interior paulista para mostrar o quão interessante e prazerosa pode ser a utilização da Matemática. Tais atividades não constam usualmente nos materiais didáticos tradicionais. Nesta dissertação será apresentado o ferramental teórico, contendo teoremas e corolários, assim como suas demonstrações, os quais justificam, matematicamente, a validade das técnicas e do algoritmo utilizados na criptografia – RSA. As atividades não pressupõem pré-requisitos sofisticados, podendo ser aplicadas em sala de aula, em situações reais, para que os alunos apreciem a beleza da Matemática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0175966970077868por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record