Show simple item record

dc.contributor.authorNardelli, Renan Eduardo
dc.date.accessioned2016-09-26T20:44:07Z
dc.date.available2016-09-26T20:44:07Z
dc.date.issued2015-08-21
dc.identifier.citationNARDELLI, Renan Eduardo. O estudo de simetrias com frisos e questões da OBMEP. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7466.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7466
dc.description.abstractThis work handles topics involving geometric transformations and friezes for the study of symmetry. It aimed to present students from the Ninth Grade of a public school in São Paulo State activities, in order to enrich them scientifically, culturally; sharpening their curiosity and critical reasoning. For this, a series of activities related to the theme symmetry was developed: first of all, students solved questions on a diagnosing sheet of paper about translation, reflection and rotation movements on the plan, followed by a slide presentation of these same topics. Then, they watched a video about Alhambra Palace in Spain to motivate them to study the symmetries in decorative friezes. Students solved various problems of OBMEP involving symmetrical situations and they ended up the work building seven patterns of friezes. The analysis of these solutions is presented in order to verify whether there was a contribution to the learning of geometric transformations related to symmetries. Such analysis is based on the researcher’s experience and also on testimonials from the participants.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTransformações geométricaspor
dc.subjectFrisospor
dc.subjectSimetriapor
dc.subjectGeometric Transformationseng
dc.subjectFriezeseng
dc.subjectSymmetryeng
dc.titleO estudo de simetrias com frisos e questões da OBMEPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050por
dc.description.resumoEste trabalho aborda questões que envolvem transformações geométricas e frisos para o estudo de simetrias. A intenção principal foi a de apresentar aos alunos do nono ano de uma escola pública do interior paulista atividades com o intuito de enriquecê-los cientificamente e culturalmente, aguçando-lhes a curiosidade e o espírito crítico. Para isto, foi desenvolvida uma série de atividades ligadas ao tema simetria: inicialmente os alunos resolveram questões de uma folha atividade diagnóstica sobre os movimentos de translação, reflexão e rotação no plano, seguido da apresentação de slides sobre esses mesmos assuntos. Em continuidade, assistiram a um vídeo sobre o palácio da Alhambra na Espanha para motivá-los ao estudo das simetrias em frisos decorativos. Os alunos resolveram vários problemas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) que envolvem situações simétricas e terminaram o trabalho construindo os sete tipos de padrões de frisos. A análise dessas soluções é apresentada com vistas a verificar se houve uma contribuição na aprendizagem das transformações geométricas ligadas às simetrias. Esta análise é fundamentada na experiência do pesquisador e também em depoimentos dos alunos participantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5095095788326803por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record