Mostrar el registro sencillo del ítem
O protagonismo do educando na construção de jogos e sua replicabilidade em sala de aula como instrumento de fixação e recuperação contínua
dc.contributor.author | Escobedo, Mateus Beluca | |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T18:32:44Z | |
dc.date.available | 2016-10-20T18:32:44Z | |
dc.date.issued | 2016-06-23 | |
dc.identifier.citation | ESCOBEDO, Mateus Beluca. O protagonismo do educando na construção de jogos e sua replicabilidade em sala de aula como instrumento de fixação e recuperação contínua. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8007. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8007 | |
dc.description.abstract | This work related about games construction and application in classroom, aiming the development of competence and ability prescribed in Sao Paulo State Curriculum, further helping the continuous fixation and assistance. The topics are Sequences, Progressions and Volumes. Each content was initially worked with chalk and board, and, then, valued. Posteriorly the games were built by the students and applied in classroom. After the perception of necessary changes in one of the games, the adjustments were made and the game was reapplied. The results were satisfactory, further having significant possibility of improvement. The steps of the work are separately reported, from the content choices to be worked, passing throughout didactic engineering (diagnostic assessment, planning, implementation and evaluation) beside the results, in way to favor the proper understanding about the work to provide the review of the importance of games as a relevant factor in mathematics teaching, fixation and knowledge building. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Jogos Matemáticos | por |
dc.subject | Progressões | por |
dc.subject | Sequências | por |
dc.subject | Volume | por |
dc.subject | Protagonismo Juvenil | por |
dc.subject | Mathematical Games | eng |
dc.subject | Memory Game | eng |
dc.subject | Dominoes | eng |
dc.subject | Sequences | eng |
dc.subject | Progressions | eng |
dc.subject | Youthful Protagonism | eng |
dc.title | O protagonismo do educando na construção de jogos e sua replicabilidade em sala de aula como instrumento de fixação e recuperação contínua | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Malagutti, Pedro Luiz Aparecido | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5462523657624050 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da construção e aplicação de jogos em sala de aula objetivando o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Currículo do Estado de São Paulo, além da sua fixação e o auxílio na recuperação contínua. Os temas abordados são Sequências, Progressões e Volumes. Cada conteúdo foi trabalhado inicialmente com giz e lousa e, então, avaliado. Posteriormente os jogos foram construídos pelos alunos e aplicados em sala de aula. Após a percepção das mudanças necessárias em um dos jogos, os ajustes foram feitos e o jogo novamente aplicado. Os resultados foram satisfatórios tendo ainda ampla possibilidade de melhora. As etapas do trabalho estão relatadas separadamente, desde a escolha dos conteúdos a serem trabalhados, passando por toda a engenharia didática (avaliação diagnóstica, planejamento, aplicação e avaliação) além dos resultados, de modo a favorecer a compreensão adequada sobre o trabalho para propiciar a análise da importância dos jogos como fator relevante no ensino da Matemática, sua fixação e a construção do conhecimento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9982618994840441 | por |