dc.contributor.author | Cruzado, Fábio Leandro | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T18:30:55Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T18:30:55Z | |
dc.date.issued | 2016-09-02 | |
dc.identifier.citation | CRUZADO, Fábio Leandro. Atividades práticas para o ensino do conceito de tangente no 9° ano. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8266. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8266 | |
dc.description.abstract | We introduce some geometric experiments to the students, and particularly the
handling of right-angled triangles, with the clear purpose of inserting, firming
and emphasizing the importance, historical and practical, of the concept and
meaning of the geometric tangent in an entire acute angle in triangle. Later, the
students built a rudimentary theodolite that was used to measure vertical angles
of tops inaccessible objects from the ground and consequently the estimate of
their heights. The prospect objects were trees, poles, masts, antennas,
spotlights, among other more familiar to the students of the ninth grade in
elementary school. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Triângulo retângulo | por |
dc.subject | Ângulo agudo | por |
dc.subject | Tangente | por |
dc.subject | Medidas de objetos inacessíveis | por |
dc.subject | Triangle | eng |
dc.subject | Acute angle | eng |
dc.subject | Tangent | eng |
dc.subject | Measures unreachable objects | eng |
dc.title | Atividades práticas para o ensino do conceito de tangente no 9° ano | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos aos alunos alguns experimentos geométricos e,
sobretudo, a manipulação de triângulos retângulos, com o claro objetivo de
inserir, fixar e ressaltar a importância, histórica e prática, do conceito e do
significado geométrico da tangente de um ângulo agudo. Posteriormente, os
alunos construíram um teodolito rudimentar que foi utilizado para medir ângulos
verticais de topos de objetos inacessíveis em relação ao solo e
consequentemente o cálculo de suas alturas. Os objetos explorados foram
árvores, postes, mastros, antenas, refletores, entre outros mais familiares para
os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |