Show simple item record

dc.contributor.authorPimentel, Luiz Fernando Garcia
dc.date.accessioned2016-11-08T18:31:41Z
dc.date.available2016-11-08T18:31:41Z
dc.date.issued2016-09-17
dc.identifier.citationPIMENTEL, Luiz Fernando Garcia. Uma sequência didática para o ensino de transformações geométricas com o GeoGebra. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8267.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8267
dc.description.abstractThis actual study is an investigation about the importance of using computers and other information and communication technologies (ICTs) in the teaching of Mathematics. We believe in the thesis that ICT can contribute as an educational means for the improvement of teaching and learning situations, and consequently in solving problems such as school failure and school indiscipline. Therefore, we designed and applied a didactic sequence using the Geogebra for the development of Isometries topic in a class of 6th grade of elementary school. The didactic sequence was structured within the perspectives of Didactic Engineering and adopted a qualitative methodology. The results indicate that ICTs contribute significantly in the process of teaching and learning, but some external factors are still obstacles to the effective implementation of this resource in schools.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectIsometriaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.subjectIsometrieseng
dc.subjectGeogebraeng
dc.subjectEducational Technologieseng
dc.titleUma sequência didática para o ensino de transformações geométricas com o GeoGebrapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoO presente estudo é uma investigação acerca da importância da utilização de computadores e outras tecnologias de informação e comunicação (as TIC’s) no ensino de Matemática. Acreditamos na tese de que as TIC’s podem contribuir como meio educativo para a melhora das situações de ensino aprendizagem e, consequentemente, na solução de problemas como o fracasso escolar e a indisciplina escolar. Nesse intuito, idealizamos e aplicamos uma sequência didática com o uso do Geogebra para o desenvolvimento do tópico Transformações Geométricas em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi estruturada dentro das perspectivas da Engenharia Didática e seguiu uma metodologia qualitativa. Os resultados indicam que as TIC’s contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, contudo alguns fatores externos ainda são entraves para a efetiva implementação deste recurso nas escolas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6328628999461562por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record