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dc.creatorGregio, Nivaldo de Oliveira
dc.date.accessioned2016-11-08T18:45:48Z
dc.date.available2016-11-08T18:45:48Z
dc.date.issued2016-08-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8285
dc.description.abstractThis dissertation is intended to be used by high school teachers and contains a set of concepts that leads to the understanding of entropy and its applications in the classroom. It begins with the definition of thermodynamics, through the study of the first and second law, showing the relevance of choice of the thermodynamic system, the nature of its boundaries, the variables of the thermodynamic transformations, ending with Carnot cycle and the reversibility and irreversibility concepts. The ideas of microstates and macrostates is introduced with the use of models easy to be used in the classroom, enabling the students to obtain quantitative results for disorder and therefore for entropy. The increase of entropy is associated with irreversible transformations and with energy degradation leading to effects on life and on the environment. The purpose of this dissertation is to provide tools for teachers, so that the Carnot cycle and the entropy concept can be used more significantly, with a broader view allowing teachers and high school students to have a better understanding of natural phenomena appreciating to learn new concepts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectLeis da termodinâmicapor
dc.subjectCiclo de Carnotpor
dc.subjectEntropiapor
dc.subjectDegradação energéticapor
dc.subjectThermodynamicseng
dc.subjectLaws of thermodynamicseng
dc.subjectCarnot cycleeng
dc.subjectEntropyeng
dc.subjectEnergy degradationeng
dc.subjectMicro and macrostateeng
dc.subjectProbability and entropyeng
dc.subjectEntropy and lifeeng
dc.subjectEntropy and the environmenteng
dc.subjectMultiplicityeng
dc.subjectBoltzmanneng
dc.titleTermodinâmica, um tutorial para entendimento do conceito de entropiapor
dc.title.alternativeThermodynamics, a tutorial for understanding the entropy conceptpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Camargo, Paulo César de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032837663989281por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7498219721631343por
dc.description.resumoEssa dissertação é voltada para os professores de ensino médio e contém um conjunto de conceitos que leva ao entendimento de entropia e sua aplicação em sala de aula. Tem início com a definição da termodinâmica, passando pelo estudo da primeira e da segunda lei da termodinâmica, mostrando a relevância da clara escolha do sistema termodinâmico de interesse, especificando a natureza das fronteiras do sistema, das variáveis envolvidas nas transformações, terminando com ciclo de Carnot e com os conceitos de reversibilidade e irreversibilidade. As ideias de microestados e macroestados são introduzidas, com uso de modelos de fácil utilização em sala de aula, possibilitando uma formulação quantitativa do conceito de desordem e de entropia. Conclui-se associando o aumento de entropia nas transformações irreversíveis com a degradação energética, que influi no desenvolvimento da vida e no meio ambiente, demonstrando o caráter probabilístico da entropia. O intuito dessa dissertação é fornecer ferramentas para que o ensino do ciclo de Carnot possa ser feito de maneira mais significativa, mais participativa, levando o estudante a gostar de aprender novos conceitos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Física - PROFIS (Campus SOROCABA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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