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dc.contributor.authorRodella, Yuri Michelan
dc.date.accessioned2017-01-13T18:36:15Z
dc.date.available2017-01-13T18:36:15Z
dc.date.issued2016-10-06
dc.identifier.citationRODELLA, Yuri Michelan. Paralelos entre a física e a matemática para o ensino de geometria aplicações da interdisciplinaridade como recurso didático. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8383.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8383
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectSemióticapor
dc.titleParalelos entre a física e a matemática para o ensino de geometria aplicações da interdisciplinaridade como recurso didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158por
dc.description.resumoOs documentos oficiais do governo, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, orientam o professor para que os conteúdos ensinados sejam voltados não apenas dentro de sua disciplina, mas que também adentre as demais áreas de conhecimento, de maneira que este seja interdisciplinar. Apesar da recomendação, estes documentos pouco informam sobre como esta interdisciplinaridade deve ser trabalhada em sala de aula e, mesmo que o livro didático o faça, poucos professores se sentem à vontade em cruzar este limiar por falta de uma base teórica que fundamente este caminho. Este trabalho surge para suprir esta lacuna deixada pelos documentos oficiais sobre como o trabalho interdisciplinar pode ser feito, fundamentando seus argumentos nas Teorias de Representação Semiótica, sobre como esta transição entre disciplinas deve ser conduzida. Espera-se que, com os exemplos aqui discutidos, o professor possa se desenvolver em outras áreas interdisciplinares. Mesmo que a experimentação proposta aborde apenas o campo da geometria, a bibliografia indicada convida os professores a explorar outros campos da matemática de maneira interdisciplinar, bem como um maior aprofundamento dentro dos teoremas aqui apresentados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAISpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7356239490836027por


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