Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, Carla Garcia de Santana
dc.date.accessioned2017-01-13T18:51:21Z
dc.date.available2017-01-13T18:51:21Z
dc.date.issued2014-02-17
dc.identifier.citationGOMES, Carla Garcia de Santana. Da experiência não autêntica à busca por vivências humanizadoras: a prática curricular freireana em ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8385.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8385
dc.description.abstractBased on the concepts of experience and Walter Benjamin's living, the present study aims to construct and investigate a proposed curriculum in sciences based on the pedagogy of Paulo Freire, aiming at the possibility of providing humanizing experiences, which in the context of the classroom, are able to contribute to a education greater social quality and to overcoming some difficulties related to science teaching. For this purpose, from a qualitative methodological approach, identified with the theory of action research, were conducted participating observations and constructed a plan of action, that constituted himself in a programmatic sequence for science teaching in the context of a public school the municipal education of Sao Paulo. This sequence had how theoretical and methodological referentials: the process of thematic research via generator theme as proposed by Paulo Freire, the thematic network by Antonio Gouvêa da Silva, and the three pedagogical moments influenced by Freire's pedagogy and suggested by Demétrio Delizoicov, José Angotti and Marta Pernambuco. Data obtained during this process constitute in the students' productions, collected and organized for later analysis, and records kept by the teacher-researcher in the field diary. The analysis of the data was under the light of freirean thinking and in benjaminianos concepts of experience. The curricular experience made possible positive changes, in ethical and critical perspective, in the form of learners interpret and position themselves through social reality which points to the possibility of humanizing experiences through a freirean curricular practice. And while promoting contextualized practices, dialogical, problematizing and participatory practices showed possible advances in overcoming some of the difficulties encountered nowadays in science teaching.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997por
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) - estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino fundamental - Brasilpor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectWalter Benjamineng
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleDa experiência não autêntica à busca por vivências humanizadoras: a prática curricular freireana em ciênciaspor
dc.title.alternativeBy not authentic experience to search humanizing experiences: the freirean curricular practice in scienceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoA partir dos conceitos de experiência e vivência de Walter Benjamin, o presente trabalho buscou construir e investigar uma proposta curricular em ciências, fundamentada na pedagogia de Paulo Freire, visando à possibilidade de proporcionar vivências humanizadoras, que no contexto da sala de aula, sejam capazes de contribuir para uma educação com maior qualidade social e para a superação de algumas dificuldades relacionadas ao ensino de ciências. Para tanto, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, identificada com a teoria da pesquisa-ação, foram realizadas observações participantes e construído um plano de ação, o qual se constituiu numa sequência programática para o ensino de ciências no contexto de uma escola pública da rede municipal de educação de São Paulo. Tal sequência teve como referenciais teórico-metodológicos: o processo de investigação temática via tema gerador, conforme proposto por Paulo Freire; a rede temática freireana apresentada por Antônio Gouvêa da Silva; e os três momentos pedagógicos influenciados pela pedagogia freireana e sugeridos por Demétrio Delizoicov, José Angotti e Marta Pernambuco. Os dados obtidos durante esse processo constituem-se nas produções dos alunos, coletadas e organizadas para posterior análise, e em registros realizados pela professora-pesquisadora em diário de campo. A análise dos dados se deu sob a luz do pensamento freireano e dos conceitos benjaminianos de experiência e vivência. A experiência curricular realizada possibilitou mudanças positivas, numa perspectiva ético-crítica, na forma dos educandos interpretarem e se posicionarem mediante a realidade social, o que aponta para a possibilidade de vivências humanizadoras através de uma prática curricular freireana. E ao promover práticas contextualizadas, dialógicas, problematizadoras e participativas evidenciou possíveis avanços na superação de algumas das dificuldades encontradas atualmente no ensino de ciências.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3084926726689820por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record