Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarmo, Rodrigo
dc.date.accessioned2017-09-27T12:21:49Z
dc.date.available2017-09-27T12:21:49Z
dc.date.issued2017-03-15
dc.identifier.citationCARMO, Rodrigo. O Geogebra no ensino de Física: propostas de aplicação para o ensino do movimento Harmônico simples. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9131.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9131
dc.description.abstractIn this work we discuss two important movements that are part of the curriculum of the physical discipline of physics in high school, wich are classified as part of a set of phenomena that constitute as an Simple Harmonic Motion (SHM). Namely, the pendulum movement and the projection of uniform circular motion on one of the cartesian axes. In both situations we have a SHM. We have developed dynamic simulations of these phenomena using GeoGebra software. This approach allows user’s, teacher and student, the establish a visual connection between geometry, algebra and the physical concepts present in the studied subjects, it allows interactions that go beyond the conventional simulators, such as having full access to the programming used, allowing user’s to control it at will. We also elaborated two routes of usage, one for each simulator. We applied the simulators in the environment a suggestion of didactic application of our simulators.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subjectPhysics - Study and teachingeng
dc.subjectSimuladores virtuaispor
dc.subjectVirtual simulatorseng
dc.titleO Geogebra no ensino de Física: propostas de aplicação para o ensino do movimento Harmônico simplespor
dc.title.alternativeGeogebra in physics education: proposals for application for simple harmonic motion educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Antonio Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8093480629202515por
dc.description.resumoNeste trabalho abordamos dois importantes movimentos que fazem parte do currículo da disciplina de Física no ensino médio e são classificados como parte do conjunto de fenômenos que se constituem como um Movimento Harmônico Simples (MHS) . A saber, o movimento pendular e a projeção do movimento circular uniforme sobre um dos eixos cartesianos. Nas duas situações temos um MHS. Desenvolvemos simulações dinâmicas desses fenômenos utilizando o software GeoGebra. Tal abordagem permite ao usuário, professor e estudante, uma conexão visual entre a geometria, a álgebra e os conceitos físicos presentes nos temas estudados, possibilitando interações que vão além dos simuladores convencionais como, por exemplo, ter acesso total à programação utilizada, permitindo ao usuário adaptações e alterações que julgar pertinente. Elaboramos também dois roteiros de utilização, um para cada simulador. Realizamos a aplicação dos simuladores em sala de aula e aqui apresentamos uma sugestão de aplicação didática dos nossos simuladores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2291914455874755por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples