Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Márcio Donizete
dc.date.accessioned2017-11-16T11:04:20Z
dc.date.available2017-11-16T11:04:20Z
dc.date.issued2017-08-25
dc.identifier.citationPEREIRA, Márcio Donizete. Estudo da poluição sonora por estudantes do ensino médio usando smartphone.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9194.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9194
dc.description.abstractThe main objective of the project was to develop a didactic sequence to be applied in the classroom aiming to address the study the physics of noise pollution, including measures of sound intensity using cell phones and specific mobile applications. The theme is justified by the need to raise awareness among students about the effects of noise pollution, which is increasingly present in people's daily lives. The idea is complemented by taking advantage of the interest and ease that adolescents usually have with these devices to make them allies of the teacher in the teaching-learning process. The educational product developed consists of a didactic sequence containing every theoretical and practical approach needed for its application in classroom. The study was applied in high school students of a public school in Embu das Artes city. The data needed for the analysis was collected in class.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPoluição sonorapor
dc.subjectUso de smartphonespor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.titleEstudo da poluição sonora por estudantes do ensino médio usando smartphone.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705292304279277por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Fernanda Keila Marinho
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.description.resumoO objetivo principal do projeto é elaborar uma sequência didática para ser aplicada em sala de aula visando abordar a física da poluição sonora, incluindo medidas da intensidade sonora, utilizando smartphone e o aplicativo Sound Meter. O tema se justifica em função da necessidade de conscientização dos estudantes quanto aos efeitos da poluição sonora, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. A ideia se complementa por aproveitar o interesse e a facilidade que, em geral, os adolescentes possuem com estes aparelhos, tornando-os aliados do professor no processo de ensino-aprendizagem. O produto educacional desenvolvido consiste de um material contendo abordagem teórica e prática necessária à sua aplicação em sala de aula. A sequência foi aplicada junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Embu das Artes e os dados coletados foram utilizados para a verificação da metodologia a partir das atividades desenvolvidas em classe. O projeto desenvolvido teve um grande interesse por parte do aluno, podendo ser verificada através das atividades desenvolvidas demonstrando uma possibilidade para o estudo de conceitos físicos através da poluição sonora.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES (01/09/2014 a 30/08/2016)por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3069573984049968por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record