dc.contributor.author | Ferreira, Márcio José | |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T13:20:27Z | |
dc.date.available | 2018-01-16T13:20:27Z | |
dc.date.issued | 2017-12-18 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Márcio José. O potencial dos grupos interativos para o ensino de proporcionalidade: um estudo de caso com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9251. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9251 | |
dc.description.abstract | This research has as its theme the teaching of proportionality with Interactive Groups from the perspective of Rodrigues and aims to understand the potential of Interactive Groups for the process of teaching and learning of proportionality in a group of 8th grade Elementary School. The research answered the question: “How does the teaching/learning process of the concept of proportionality involving Interactive Groups occur?”. The theoretical basis was based mainly on the presuppositions that are based on the principles of Dialogic Learning, formulated by Ramón Flecha. The qualitative research in the case study modality occurred in a municipal public school located in Cajamar, state of São Paulo, and the information was produced and collected in the second half of 2016. The data triangulation technique involved audiovisual records, written records of the students, notes of participant observation of the teacher-researcher and semi-structured interviews. In order to describe and analyze the students learning process, we rely on the ideas of Onuchic and the National Curriculum Parameters on problem solving and on studies that discuss teaching and learning of proportionality such as Ávila, Lima and Carraher. The results showed that the Interaction with Interactive Groups is configured as an organization that allows working in the perspective of problem solving. The use of the definition of quantities directly or inversely proportional to the nature of the relationship between magnitudes was emphasized as learning; understanding the concept of proportional magnitudes, solving problems. The importance of this research lies in the fact that the process of teaching/learning of proportionality involving Interactive Groups values the construction of knowledge by the active student, unlike traditional activities, an alternative to better learning for students. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Grupos | por |
dc.subject | Proporcionalidade | por |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject | Resolução de Problemas | por |
dc.subject | Interação Social | por |
dc.subject | Groups | eng |
dc.subject | Proportionality | eng |
dc.subject | Teaching-Learning | eng |
dc.subject | Problem Solving | eng |
dc.subject | Social Interaction | eng |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | eng |
dc.title | O potencial dos grupos interativos para o ensino de proporcionalidade: um estudo de caso com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental | por |
dc.title.alternative | The potential of interactive groups for proportionality teaching: a case study with 8th grade students | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Rogério Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como tema o ensino de proporcionalidade com Grupos Interativos na perspectiva de Rodrigues e, tem por objetivo compreender o potencial de Grupos Interativos para o processo de ensino e aprendizagem de proporcionalidade, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa respondeu à questão: “Como se dá o processo de ensino/aprendizagem do conceito de proporcionalidade envolvendo Grupos Interativos?” A base teórica fundamentou-se principalmente nos pressupostos que se pautam nos princípios da Aprendizagem Dialógica, formulados por Ramón Flecha. A pesquisa, de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso, ocorreu em uma escola pública municipal situada em Cajamar, no estado de São Paulo, sendo que as informações foram produzidas e coletadas no segundo semestre de 2016. A técnica da triangulação dos dados envolveu registros audiovisuais, registros escritos dos alunos, anotações da observação participante do professor-pesquisador e entrevistas semiestruturadas. Para descrever e analisar o processo de aprendizagem dos alunos nos apoiamos nas ideias de Onuchic e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sobre resolução de problemas e, em estudos que discutem o ensino e a aprendizagem de proporcionalidade como Ávila, Lima e Carraher. Os resultados apontaram que a atuação com Grupos Interativos se configura como uma organização que permite trabalhar na perspectiva da resolução de problemas. Destacaram-se como aprendizagens, o uso da definição de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, para a verificação da natureza da relação entre grandezas; compreensão do conceito de grandezas proporcionais, resolvendo problemas. A importância desta pesquisa está no fato de que o processo de ensino/aprendizagem de proporcionalidade envolvendo Grupos Interativos valoriza a construção do saber pelo aluno ativo, diferente das atividades tradicionais, uma alternativa para uma melhor aprendizagem para os estudantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1747865569873097 | por |