Show simple item record

dc.contributor.authorNunes, Patricia Joiapor
dc.date.accessioned2018-02-20T19:15:12Z
dc.date.available2018-02-20T19:15:12Z
dc.date.issued2017-05-29
dc.identifier.citationNUNES, Patricia Joia. Estratégias de comercialização adotadas por famílias que praticam agrofloresta: um estudo de caso no assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto/SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9465.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9465por
dc.description.abstractThroughout its history, the Landless Rural Workers Movement (MST) has builtdifferent ways of making life possible in its rural settlements in order to generate income, stay in the countryside and care for nature, for both issues and organization Of the territory, production and commercialization gained body through the proposals of agricultural cooperation and agroecology. From this context, since the end of 2011, the Mário Lago settlement, located in Ribeirão Preto / SP, has leveraged agroforestry and commercialization, becoming an important reference for the experiences of other rural settlements in the country. Therefore, the general objective of this work was to identify and analyze commercialization strategies adopted by the families involved and to reflect on the economic, social and political implications that involve the life of the subjects of this process, highlighting potential and difficulties, the specific objectives were to identify the possibilities To the country's rural settlements; Describe the strategies used by the farmers of the "Mário Lago" settlement; To carry out a survey of primary data, which were addressed to issues such as: products traded in agroforestry containing variety and quantities; Of the average incomeper farmer within the marketing strategy adopted, among others. The research was exploratory with analysis of secondary data and primary data collection with 25 families interviewed. From the data, the SWOT analysis was applied (FOFA) and it was concluded that the experience of the commercialization via agroforestry baskets represented an important increase in the income of the producers that market it and provided autonomy to the farming families; Thus, this form of commercialization becomes an important reference for other possible experiences in settlements in the state of São Paulo.Aeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectAssentamentos ruraispor
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectCommercializationeng
dc.subjectSettlementseng
dc.titleEstratégias de comercialização adotadas por famílias que praticam agrofloresta: um estudo de caso no assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto/SPpor
dc.title.alternativeCommercialization strategies adopted by families that practice agrofloresta: a case study in Mario Lago, Ribeirão Preto / SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marjotta-Maistro, Marta Cristinapor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987280258617095por
dc.description.resumoO Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao longo de sua história, construiu diferentes formas de viabilizar a vida em seus assentamentos rurais visando geração de renda, permanência das famílias no campo e cuidados com a natureza, para tanto temas como a organização do território, produção e comercialização ganharam corpo através das propostas de cooperação agrícola e da agroecologia. A partir deste contexto, desde o final de 2011, o assentamento Mário Lago, localizado em Ribeirão Preto/SP, alavancou um processo de produção agroflorestal e comercialização tornando- se importante referência para as experiências desenvolvidas em outros assentamentos rurais do país. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar estratégias de comercialização adotadas pelas famílias envolvidas e refletir sobre as implicações econômicas, sociais e políticas que envolvem a vida dos sujeitos desse processo, destacando potenciais e dificuldades, os objetivos específicos foram identificar as possibilidades de comercialização para os assentamentos rurais do país; descrever as estratégias utilizadas pelos agricultores do assentamento “Mário Lago”; realizar um levantamento de dados primários, que se atentaram para questões como: produtos comercializados nas agroflorestas contendo variedade e quantidades; da renda média por agricultor dentro da estratégia de comercialização adotada, entre outras. A pesquisa foi exploratória com análise de dados secundários e coleta de dados primários junto a 25 famílias entrevistadas. A partir dos dados, foi aplicada a análise SWOT (FOFA) e concluiu-se que a experiência da comercialização via cestas agroflorestais representou importante acréscimo na renda dos produtores que a comercializam e proporcionou autonomia às famílias agricultoras; dessa forma, essa forma de comercialização torna-se importante referência para outras possíveis experiências em assentamentos do estado de São Paulo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0856693432095259por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record