dc.contributor.author | Santos, Cintia Almeida da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T14:13:33Z | |
dc.date.available | 2018-02-26T14:13:33Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cintia Almeida da Silva. Modelo de gestão do conhecimento para organizações de educação profissional e tecnológica: a comunidade de prática na implementação de um repositório digital institucional. 2017. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9486. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9486 | |
dc.description.abstract | The research aimed to create a Scientific and Technological Knowledge Management Model for organizations of Profession and Technological Education, departing from the implementation of the institutional repository Dspace in São Paulo Federal Institute of Education, Science, and Technology (IFSP). Methodology comprehended an exploratory-descriptive case study composed of four methods: 1) Literary review on knowledge management (KM) in organizations of professional and technological education; 2) Empiric research with the use of a data collection technique - questionnaire; 3) Creation of the proposed model; 4) Implementation of the institutional repository. The results are presented accordingly to the objectives of the study: 1) comprehension of the state of the knowledge management art in the professional and technological education context; 2) elaboration of a knowledge management model for organizations of professional and technological education. For the model composition it was used the community of practice technique, which presented itself opportune; 3) Implementation in initial stage of Dspace in São Paulo Federal Institute of Education, Science, and Technology; 4) structuration of storage and use of information policies in the institutional repository for the tool implementation. For considerations, the study points out that: a) the proposed model can offer a parameter for congener organizations; b) the proposed model, yet conceptual, will be able to be susceptible to replication; c) the inclusion of the administrative documentation in the institutional repository presents itself as relevant element in the organizational process; d) The institutional repository will be able to act as management tool in institutional decision-making; e) it is suggested greater exploration of the use of the community of practice technique in the academic-scientific context. We conclude that the proposed conceptual model presents the possibilities of implantation of the KM in IFSP and the applied questionnaires made possible to understand the panorama in KM of IFSP. We highlight the importance of the community of practice for the socialization and externalization of the organizational knowledge. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Conhecimento organizacional | por |
dc.subject | Gestão do conhecimento | por |
dc.subject | Repositórios Institucionais | por |
dc.subject | Comunidades de prática | por |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | por |
dc.subject | Organizational Knowledge | eng |
dc.subject | Knowledge Management | eng |
dc.subject | Institutional Repositories | eng |
dc.subject | Communities of practice | eng |
dc.subject | São Paulo Federal Institute of Education, Science, and Technology | eng |
dc.title | Modelo de gestão do conhecimento para organizações de educação profissional e tecnológica: a comunidade de prática na implementação de um repositório digital institucional | por |
dc.title.alternative | Knowledge management model for professional and technological education organizations : the community of practice in the implementation of an institutional digital repository | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Hoffmann, Wanda Aparecida Machado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7609135667093837 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa objetivou criar um Modelo de Gestão do Conhecimento Científico e Tecnológico para organizações de Educação Profissional e Tecnológica, à partir da implementação do repositório institucional Dspace, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O percurso metodológico compreendeu um estudo exploratório-descritivo, constituído por quatro métodos: 1) Revisão literária sobre a gestão do conhecimento (GC) nas organizações de educação profissional e tecnológica; 2) Pesquisa empírica com a utilização de uma técnica de coleta de dados - questionário; 3) Criação do modelo proposto; 4) Implementação do repositório institucional. Os resultados se apresentam de acordo com os objetivos do estudo: I) compreensão do estado da arte da gestão do conhecimento no contexto da educação profissional e tecnológica; II) elaboração de um modelo de gestão do conhecimento para organizações de educação profissional e tecnológica. Para a composição do modelo foi utilizada a técnica da comunidade de prática, que se apresentou como oportuna; III) Implementação em fase inicial do Dspace, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; IV) estruturação das políticas de armazenamento e uso da informação no repositório institucional para a implementação da ferramenta. Como considerações, o estudo aponta que: a) o modelo proposto pode oferecer um parâmetro para as organizações congêneres; b) o modelo proposto, ainda que conceitual, poderá ser passível de replicação; c) a inclusão da documentação administrativa no repositório institucional se apresenta como elemento relevante no processo organizacional; d) O repositório institucional poderá atuar como ferramenta de gestão na tomada de decisão institucional; e) sugere-se maior exploração do uso da técnica da comunidade de prática no contexto acadêmico-científico. Conclui-se que o modelo conceitual proposto apresenta as possibilidades de implantação da GC no IFSP, os questionários aplicados possibilitaram compreender o panorama em GC do IFSP. Destaca-se a importância da comunidade de prática para a socialização e externalização do conhecimento organizacional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2599706906177671 | por |