dc.contributor.author | Costa, Farley William da | |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T14:28:12Z | |
dc.date.available | 2018-03-06T14:28:12Z | |
dc.date.issued | 2017-08-29 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Farley William da. A experimentação no ensino de Física: proposta de aplicação para temas do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9528. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9528 | |
dc.description.abstract | This work approaches theoretical topics of physics addressed to high school, which
don’t usually appear in the literature of physics teaching but cause questions and
curiosity in the students. This work used experimental techniques with everyday
instruments. The topics covered were: the Circular Movement for First Year classes;
study of Lenses and Vision for the second year, and the Electrical Circuits, series
and parallel for the third year. The first and third year classes belong to a public
school and the second year class in a private school, both at the city of Campinas.
The experiments had the goal of using materials from the students' daily life,
allowing a simple and low cost construction through donations and obsolete objects.
This work also aims at the easy access to experimentation and to integrate theory
to practice of the topics addressed in classes. In this way, it allows the
experimentation as a catalyst or a facilitator of the learning, through motivation, the
trial and error method, and by approximating the daily educational system to the
scholar, in order to lead the student to build a meaningful learning. The data from
the Physics teaching extent were collected using the qualitative research through
questionnaires and testimonials from the students, which demonstrate the
acceptance and the beginning of learning by them. The construction of the
educational product takes into account several items: a lesson script, theoretical
contributions to be developed and the experiments carried out with the students. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa. | por |
dc.subject | Physics Teaching | eng |
dc.subject | Experimentation | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.title | A experimentação no ensino de Física: proposta de aplicação para temas do ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Vilcarromero López, Johnny | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2842871947259606 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho foram abordados temas teórico experimentais de física para o
ensino médio que não são recorrentes na literatura do ensino de Física, mas que
causam indagações e curiosidades nos alunos. Foram trabalhadas técnicas de
experimentação com instrumentos do cotidiano. Os temas pesquisados foram: o
Movimento Circular para as turmas do primeiro ano; o estudo das Lentes e visão
para as de segundo ano e os Circuitos Elétricos, série e paralelo para as de
terceiro ano. As turmas do primeiro e terceiro anos pertencem a uma escola da
rede pública e a turma do segundo ano, a uma escola da rede privada e todas
estão localizadas no Município de Campinas. Os experimentos foram propostos
com o intuito de utilizar tanto os materiais do cotidiano dos alunos quanto
possibilitar uma construção simples e subsidiada através de doações e de objetos
em desuso. Tudo isso, no sentido de possibilitar um fácil acesso à experimentação
e à integração da teoria com a prática dos temas trabalhados nas aulas. Desta
forma, possibilita-se a experimentação enquanto um catalisador e/ou um facilitador
da aprendizagem, através da motivação, do método tentativa e erro e da
aproximação do cotidiano educacional, para que potencializem nos alunos a
construção de uma aprendizagem significativa. Com relação aos instrumentos para
coleta dos dados no âmbito do ensino da Física, foi utilizada a metodologia de
pesquisa qualitativa através da elaboração e aplicação de questionários e
depoimentos dos alunos, evidenciando a aceitação e os indícios de aprendizagem
dos estudantes. Assim, se verifica que a construção do produto educacional leva
em conta vários itens: desde um roteiro de aula, contribuições teóricas a serem
desenvolvidas, até os experimentos realizados com os alunos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::INSTRUMENTACAO ESPECIFICA DE USO GERAL EM FISICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2209910329544471 | por |