Mostrar el registro sencillo del ítem
Aprendizagem significativa com ênfase na formação do técnico em manutenção de aeronaves
dc.contributor.author | Meyer, Ivens Alberto | |
dc.date.accessioned | 2018-03-22T11:39:38Z | |
dc.date.available | 2018-03-22T11:39:38Z | |
dc.date.issued | 2017-08-31 | |
dc.identifier.citation | MEYER, Ivens Alberto. Aprendizagem significativa com ênfase na formação do técnico em manutenção de aeronaves. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9590. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9590 | |
dc.description.abstract | The professionalizing technical education deals with the challenge of training professionals for new professions, which entails the shaping of technical courses that have a demand for teachers with specific experiences. The Mechanics Technical Course on Aircraft Maintenance is an example of these cases. In the present study, an Instructional Material (IM) was developed, and its usage focused on teachers and students that were interested in the concepts of Circular Motion, Torque, Inertia Momentum, Angular Momentum, Gyroscopic Precession and Energy Conservation of the angular movement, based on David Ausubel’s theoretical reference. Such matters should have an approach in the course of these upcoming professionals, highlighting the need of promoting examples, exercises and practical activities of relevance and which represent the training demand of these students. The IM application took place in a professionalizing Technical Course of Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Carlos campus, where the researcher is also a teacher. The class is composed of second or third year students from high school that, at a different time, attend the complementary Professionalizing School. The assignment developed with the IM showed signs of good feedback along with the students, considering that the exercises held in the post-test reveal a significant increase of right answers. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Aeronaves - Manutenção e reparos | por |
dc.subject | Material instrucional de física | por |
dc.subject | Airships - Maintenance and repair | eng |
dc.subject | Significant Learning | eng |
dc.subject | Physics Instructional Material | eng |
dc.title | Aprendizagem significativa com ênfase na formação do técnico em manutenção de aeronaves | por |
dc.title.alternative | Significant learning with an emphasis on aircraft maintenance technician | eng |
dc.title.alternative | Apprentissage significatif en mettant l'accent sur technicien d'entretien d'aéronef | fra |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | López, Johnny Vilcarromero | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2842871947259606 | por |
dc.description.resumo | A educação técnica profissionalizante encara o desafio de formar profissionais para novas profissões, acarretando a configuração de cursos técnicos que demandam docentes com experiências específicas. O Curso Técnico de Mecânica em Manutenção de Aeronaves é um exemplo de casos dessa natureza. Nesse estudo, elaborou-se um Material Instrucional (MI) voltado para uso de professores e estudantes com interesse nos conceitos de Movimento Circular, Torque, Momento de Inércia, Momento Angular, Precessão Giroscópica e Conservação de energia do movimento angular a partir da referência teórica de David Ausubel. Esses temas devem ser abordados no curso desses futuros profissionais, destacando a necessidade de se promover exemplos, exercícios e atividades práticas de interesse e que representem a demanda formativa desses alunos. A aplicação do MI foi realizada em um Curso Técnico profissionalizante do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, em que o pesquisador é também professor. A turma é formada por alunos que frequentam o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio e que, em horário diferenciado, cursam o complementar Ensino Profissionalizante. O trabalho desenvolvido com o MI demonstrou indícios de boa receptividade junto aos alunos, considerando que os exercícios realizados no pós-teste revelam aumento significativo de acertos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2806069660500947 | por |