Show simple item record

dc.contributor.authorMeyer, Ivens Alberto
dc.date.accessioned2018-03-22T11:39:38Z
dc.date.available2018-03-22T11:39:38Z
dc.date.issued2017-08-31
dc.identifier.citationMEYER, Ivens Alberto. Aprendizagem significativa com ênfase na formação do técnico em manutenção de aeronaves. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9590.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9590
dc.description.abstractThe professionalizing technical education deals with the challenge of training professionals for new professions, which entails the shaping of technical courses that have a demand for teachers with specific experiences. The Mechanics Technical Course on Aircraft Maintenance is an example of these cases. In the present study, an Instructional Material (IM) was developed, and its usage focused on teachers and students that were interested in the concepts of Circular Motion, Torque, Inertia Momentum, Angular Momentum, Gyroscopic Precession and Energy Conservation of the angular movement, based on David Ausubel’s theoretical reference. Such matters should have an approach in the course of these upcoming professionals, highlighting the need of promoting examples, exercises and practical activities of relevance and which represent the training demand of these students. The IM application took place in a professionalizing Technical Course of Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Carlos campus, where the researcher is also a teacher. The class is composed of second or third year students from high school that, at a different time, attend the complementary Professionalizing School. The assignment developed with the IM showed signs of good feedback along with the students, considering that the exercises held in the post-test reveal a significant increase of right answers.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectAeronaves - Manutenção e reparospor
dc.subjectMaterial instrucional de físicapor
dc.subjectAirships - Maintenance and repaireng
dc.subjectSignificant Learningeng
dc.subjectPhysics Instructional Materialeng
dc.titleAprendizagem significativa com ênfase na formação do técnico em manutenção de aeronavespor
dc.title.alternativeSignificant learning with an emphasis on aircraft maintenance technicianeng
dc.title.alternativeApprentissage significatif en mettant l'accent sur technicien d'entretien d'aéroneffra
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1López, Johnny Vilcarromero
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2842871947259606por
dc.description.resumoA educação técnica profissionalizante encara o desafio de formar profissionais para novas profissões, acarretando a configuração de cursos técnicos que demandam docentes com experiências específicas. O Curso Técnico de Mecânica em Manutenção de Aeronaves é um exemplo de casos dessa natureza. Nesse estudo, elaborou-se um Material Instrucional (MI) voltado para uso de professores e estudantes com interesse nos conceitos de Movimento Circular, Torque, Momento de Inércia, Momento Angular, Precessão Giroscópica e Conservação de energia do movimento angular a partir da referência teórica de David Ausubel. Esses temas devem ser abordados no curso desses futuros profissionais, destacando a necessidade de se promover exemplos, exercícios e atividades práticas de interesse e que representem a demanda formativa desses alunos. A aplicação do MI foi realizada em um Curso Técnico profissionalizante do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, em que o pesquisador é também professor. A turma é formada por alunos que frequentam o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio e que, em horário diferenciado, cursam o complementar Ensino Profissionalizante. O trabalho desenvolvido com o MI demonstrou indícios de boa receptividade junto aos alunos, considerando que os exercícios realizados no pós-teste revelam aumento significativo de acertos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2806069660500947por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record