dc.contributor.author | Lima, Wilson Francisco da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2018-04-26T13:06:30Z | |
dc.date.available | 2018-04-26T13:06:30Z | |
dc.date.issued | 2017-11-24 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Wilson Francisco da Rocha. Uma sequência didática para o ensino de poliedros explorando o movimento lógico-histórico do conceito. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9821. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9821 | |
dc.description.abstract | The purpose of this work is comprehend and bring to the classroom environment
a trajectory of the polyhedron as a concept through the history of human knowledge
seeking to answer the following question: How would a didactic sequence that addressed the
contents related to polyhedra that make up the curriculum of current Mathematics classes in a
critical way, contextualizing the knowledge with the historical moment in which it was
developed and articulating the contents with current researches of Scientific Mathematics? With
Vygotsky's socio interactionist theory and Marx's dialectical materialism as a background, this
work explores the presence of History of Mathematics on education in a sociocultural
perspective, considering teaching-learning situations that can provide means of dialogue
between the school culture and the one which the concept being taught initially appeared. Using
as methodology the Didactic Engineering, a didactic sequence divided into three teachinglearning
situations about polyhedrons was elaborated according to the curriculum and applied
to middle school students. Based on the works of Greek philosophers Plato and Euclid and the
Swiss mathematician Leonhard Euler, the sequence explores from main aspects of geometrical
figures to the origins of Topology as an introduction to the conception of tridimensional objects
on that field of Mathematics | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | História da matemática | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Poliedros | por |
dc.subject | History of mathematics | eng |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject | Polyhedron | eng |
dc.title | Uma sequência didática para o ensino de poliedros explorando o movimento lógico-histórico do conceito | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é compreender e levar para a sala de aula o movimento
realizado pelo conceito de poliedro na história do conhecimento humano buscando responder a
seguinte questão: Como seria uma sequência didática que aborde os conteúdos relacionados a
poliedros que compõem o currículo de Matemática escolar atual de maneira crítica,
contextualizando o conhecimento com o momento histórico no qual esse foi desenvolvido e
articulando os conteúdos com pesquisas atuais da Matemática científica? Com base na Teoria
Sócio-interacionista de Vygotsky e do Materialismo Dialético de Marx, exploramos neste
trabalho a participação da História da Matemática no Ensino em uma perspectiva Sociocultural,
a partir de situações de ensino-aprendizagem que proporcionam um diálogo entre duas culturas
distintas: a) a cultura do ambiente escolar e b) a cultura na qual o conceito trabalhado foi
concebido. Utilizando como metodologia a Engenharia Didática, foi elaborada e desenvolvida
em uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental uma sequência didática,
composta de três situações de ensino-aprendizagem, que aborda alguns conteúdos sobre
poliedros que compõem o currículo da escola básica. A partir dos estudos acerca dos poliedros
desenvolvidos pelos gregos Platão e Euclides e pelo matemático suíço Leonhard Euler, a
sequência explora as principais características destas figuras geométricas e encerra-se nas
origens da Topologia, explorando de maneira introdutória a concepção de objetos
tridimensionais nesta área da Matemática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3420534562917526 | por |