dc.contributor.author | Batista, Miriam Lucia Martins | |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T19:42:39Z | |
dc.date.available | 2018-05-15T19:42:39Z | |
dc.date.issued | 2018-02-19 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, Miriam Lucia Martins. Aprendendo a ser professor: contribuições da Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10030. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10030 | |
dc.description.abstract | The objective of this research has been to investigate how ReAD (Teaching and
Learning Development Net) contributed for the overcoming and operation of difficulties
beginner teachers who participated the first offer of this learning net (2016) had. With
its hybrid character, the net integrated experienced and novice (with less than five years
of experience) teachers as well as graduating students from college courses of
Pedagogy. The READ goal was to foment the exchange and interaction among the
participants and discussing issues related to teaching and difficulties faced by novice
teachers at the beginning of one’s career. The theoretical reference was lined in
literature about both novice and experienced teachers and the apprenticeship of
teaching. The data was collected through three main instruments, the activities produced
during ReAD’s development, an online quiz, which had as respondents’ five teachers,
and an online interview that used four beginner teachers who completed all the
proposed activities. The results show the struggles in the beginning of a teacher’s career
and the lack of support those professionals face, besides the limitations of the initial
teacher education. The results also show the importance of the integration of
professionals in different steps of their career through a learning net, in order to share
experiences and enhance knowledge regarding the teaching career. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Professor iniciante | por |
dc.subject | Professor experiente | por |
dc.subject | Aprendizagem da docência | por |
dc.subject | Diálogo intergeracional | por |
dc.subject | Rede de aprendizagem | por |
dc.title | Aprendendo a ser professor: contribuições da Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD) | por |
dc.title.alternative | Learning to be a teacher: contribuitions of the Teaching and Learning Development Net (ReAD) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3250195451890332 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi o de investigar como a ReAD (Rede de Aprendizagem e
Desenvolvimento da Docência) contribuiu para a atuação e superação de dificuldades
dos professores iniciantes que participaram da primeira oferta dessa rede de
aprendizagem (2016). De caráter híbrido, a rede integrou professores experientes,
iniciantes (com menos de cinco anos de experiência) e licenciandos de cursos de
Pedagogia, com o objetivo de favorecer a troca e a interação entre os participantes e
discutir questões relacionadas à docência e às dificuldades do início da carreira. O
referencial teórico foi pautado em literatura sobre professores iniciantes, professores
experientes e aprendizagem da docência. Os dados foram coletados por meio de três
instrumentos: as atividades produzidas durante o desenvolvimento da ReAD, um
questionário online e uma entrevista online, sendo respondentes do questionário cinco
professoras e da entrevista quatro professoras iniciantes que realizaram todas as
atividades propostas. Os resultados revelam as dificuldades do início da carreira e a falta
de apoio aos professores em início da carreira, além das limitações da formação inicial.
Revelaram ainda a importância da integração de profissionais em diferentes fases da
carreira através de uma rede de aprendizagem, para compartilhar experiências e
aprimorar conhecimentos relacionados à carreira docente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3894465331580263 | por |