Show simple item record

dc.contributor.authorBatista, Miriam Lucia Martins
dc.date.accessioned2018-05-15T19:42:39Z
dc.date.available2018-05-15T19:42:39Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.identifier.citationBATISTA, Miriam Lucia Martins. Aprendendo a ser professor: contribuições da Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10030.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10030
dc.description.abstractThe objective of this research has been to investigate how ReAD (Teaching and Learning Development Net) contributed for the overcoming and operation of difficulties beginner teachers who participated the first offer of this learning net (2016) had. With its hybrid character, the net integrated experienced and novice (with less than five years of experience) teachers as well as graduating students from college courses of Pedagogy. The READ goal was to foment the exchange and interaction among the participants and discussing issues related to teaching and difficulties faced by novice teachers at the beginning of one’s career. The theoretical reference was lined in literature about both novice and experienced teachers and the apprenticeship of teaching. The data was collected through three main instruments, the activities produced during ReAD’s development, an online quiz, which had as respondents’ five teachers, and an online interview that used four beginner teachers who completed all the proposed activities. The results show the struggles in the beginning of a teacher’s career and the lack of support those professionals face, besides the limitations of the initial teacher education. The results also show the importance of the integration of professionals in different steps of their career through a learning net, in order to share experiences and enhance knowledge regarding the teaching career.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessor iniciantepor
dc.subjectProfessor experientepor
dc.subjectAprendizagem da docênciapor
dc.subjectDiálogo intergeracionalpor
dc.subjectRede de aprendizagempor
dc.titleAprendendo a ser professor: contribuições da Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD)por
dc.title.alternativeLearning to be a teacher: contribuitions of the Teaching and Learning Development Net (ReAD)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3250195451890332por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi o de investigar como a ReAD (Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência) contribuiu para a atuação e superação de dificuldades dos professores iniciantes que participaram da primeira oferta dessa rede de aprendizagem (2016). De caráter híbrido, a rede integrou professores experientes, iniciantes (com menos de cinco anos de experiência) e licenciandos de cursos de Pedagogia, com o objetivo de favorecer a troca e a interação entre os participantes e discutir questões relacionadas à docência e às dificuldades do início da carreira. O referencial teórico foi pautado em literatura sobre professores iniciantes, professores experientes e aprendizagem da docência. Os dados foram coletados por meio de três instrumentos: as atividades produzidas durante o desenvolvimento da ReAD, um questionário online e uma entrevista online, sendo respondentes do questionário cinco professoras e da entrevista quatro professoras iniciantes que realizaram todas as atividades propostas. Os resultados revelam as dificuldades do início da carreira e a falta de apoio aos professores em início da carreira, além das limitações da formação inicial. Revelaram ainda a importância da integração de profissionais em diferentes fases da carreira através de uma rede de aprendizagem, para compartilhar experiências e aprimorar conhecimentos relacionados à carreira docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3894465331580263por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record