Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarreto, Moema Pascoini
dc.date.accessioned2018-05-21T11:10:43Z
dc.date.available2018-05-21T11:10:43Z
dc.date.issued2017-08-31
dc.identifier.citationBARRETO, Moema Pascoini. “Com o olho em punho”: o cinema superoitista de Torquato Neto. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10072.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10072
dc.description.abstractThis research intends to explore the filmmaking activities of Torquato Neto in the beginning of the 70´s. Throughout his artistic life course, Torquato crossed diferent sorts of media, producing and stimulating Brazilian independent culture. During the last three years of his life, he accomplished what we call turn to cinema, the period we´ll analyze in this dissertation. We'll start analyzing the relation between the movies Nosferato no Brasil (Ivan Cardoso, 1971), Helô e Dirce (Luiz Otávio Pimentel, 1972), Terror na Vermelha (Torquato Neto, 1972) and the writings from the Geléia Geral column in the newspaper Última Hora, published between august 1971 and march 1972. Besides the relation between this works, Torquato Neto´s actions as a booster agent for the super-8 production throughout the 70´s will be discussed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTorquato Netopor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectSuper-8por
dc.subjectTorquato Netoeng
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectSuper-8eng
dc.title“Com o olho em punho”: o cinema superoitista de Torquato Netopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paiva, Samuel José Holanda de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222933274927263por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como intuito abordar a atividade cinematográfica do artista Torquato Neto no início da década de 1970. Ao longo do seu percurso artístico, Torquato cruzou por diferentes mídias, produzindo e estimulando a realização cultural independente no Brasil. Nos seus últimos três anos de vida ele realizou o que aqui chamamos de virada para o cinema, período que será por nós analisado. Para tanto iremos partir da relação entre os filmes Nosferato no Brasil (Ivan Cardodo, 1971), Helô e Dirce (Luiz Otávio Pimentel, 1972), Terror na Vermelha (Torquato Neto, 1972) e os escritos publicados na coluna Geléia Geral, veiculada no Jornal Última Hora entre os meses de agosto de 1971 e março de 1972. Será discutida, além da relação entre as obras citadas, a ação de Torquato Neto enquanto agente impulsionador da realização superoitista na década de 1970.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3777370935221402por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples